Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, lançou a nova política nacional de educação especial. Nesta política, foi corroborada a educação bilíngue para surdos. Analise as proposições e, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas proposições contidas na redação desta política: I.O atendimento educacional especializado para alunos surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita, quanto na Língua de Sinais. II.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. III.Para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola. IV.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo seja sempre único em turmas comuns na escola regular.
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.
A relação entre a educação e a sociedade é estreita. Pode-se dizer que a educação é uma prática social. As relações que se estabelecem podem ser de variadas ordens: política, social, cultural, econômica. O que dará vida a essa relação é a pedagogia que, numa perspectiva de uma educação bancária (Freire), fará com que as práticas sejam qualificadas como
A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:
A Educação Inclusiva envida esforços para que todos os estudantes tenham garantido o direito de estar juntos, fundamentada nos direitos humanos, compreendendo igualdade e diferença como valores indissociáveis. Sobre a Educação Especial, assinale a opção incorreta.
Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:
Marque com V as verdadeiras e com F as falsas, considerando exemplos de adaptações de acesso ao currículo.
( ) Mobiliário adaptado, sistemas alternativos de comunicação.
( ) Softwares educativos específicos, equipamentos para mobilidade.
( ) Materiais didáticos pedagógicos adaptados (em BRAILLE, em LIBRAS).
( ) Recursos adaptados para uso de equipamento de informática; recursos ópticos e não-ópticos. Prótese auditiva.
( ) Posicionamento adequado do aluno em sala de aula, adaptação e adequação do espaço físico da escola.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base
legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais
e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.
A educação especial é uma modalidade educacional que tem início na educação infantil e visa atender educandos com necessidades especiais, mediante a integração de todos, sem exceção, nas classes comuns do ensino regular.
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116
Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e as classificações devem ser padronizadas e não contextualizadas, por caracterizar uma especificação do quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão.
De acordo com as bases legais da educação nacional, julgue os
próximos itens.
O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve ser realizado, exclusivamente, na rede de escolas especiais destinadas a esse fim.