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Designers instrucionais necessitam identificar competências profissionais e também saber que competências precisam ser desenvolvidas em cada empregado e nas diferentes áreas da empresa. Para tanto, eles devem conhecer metodologia de identificação e desenvolvimento de competências, que é dividida em etapas. Na fase de identificação das competências específicas ou individuais, é preciso realizar a análise:

O mundo da educação está em transição e tem se tornado mais

flexível. Educação Aberta, Educação Continuada, Educação ao

Longo da Vida são conceitos que passaram a fazer parte da área

no século XX. O novo cenário da área de educação contempla

uma filosofia que facilita estudos privados individuais e ao

mesmo tempo o conceito de educação aberta, embora sejam

esferas distintas. São características dos estudos privados nesse

novo cenário:

O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:

O planejamento instrucional desempenha papel primordial na

atuação dos pedagogos organizacionais e dos demais

profissionais responsáveis pelas ações de educação corporativa.

Para que o planejamento instrucional seja efetivo, é importante

que ele seja desenvolvido, obedecendo à seguinte sequência

lógica:

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

O modelo de avaliação proposto por Donald Kirkpatrick

mensura os resultados em quatro níveis: reação, aprendizado,

comportamento ou transferência e retorno sobre o

investimento (ROI).

O conhecimento organizacional deve ser canalizado para potencializar o aprendizado da organização. O desenvolvimento da inteligência organizacional tem assumido cada vez mais um papel de destaque para que a organização possa atender aos desafios dos componentes ambientais. O ciclo da inteligência organizacional envolve cinco elementos básicos: memória, sensoriamento, percepção, interpretação e comportamento adaptativo. Cada ciclo possui um conjunto de elementos que o compõem, a saber:

O modelo tradicional de carreira que predominou até a década

de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de

tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira

inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por

recompensas externas. Paulo é um competente profissional da

área de educação corporativa e sabe que esse modelo está

ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos

para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais

políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:

A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes

Os indivíduos que ocupam cargos de liderança destacam-se dos demais colaboradores porque sua habilidade natural de dominar o raciocínio criativo os condiciona a angariar um conhecimento global acerca da empresa

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

As universidades corporativas buscam oferecer aos

colaboradores — funcionários, clientes, fornecedores e

comunidade — o conhecimento e as competências técnicas e

comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos

estratégicos das organizações.

Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a

andragogia, julgue os itens a seguir.

Um dos princípios da educação de adultos é utilizar a

experiência e a vivência do aluno como recurso à

aprendizagem.

A respeito de educação corporativa, julgue os itens subsequentes

Aprender a aprender é uma das competências requeridas dos funcionários no ambiente de trabalho, uma vez que o conhecimento deles compõe o capital intelectual da empresa, e não custos no balanço patrimonial.

A avaliação de programas educacionais é um desafio para grande parte do setor empresarial. Pesquisas apontam que ainda predominam nas empresas as avaliações de reação, que focalizam a análise do desempenho do instrutor, do planejamento e da utilidade do curso. Contudo, para se adequarem aos modelos mais modernos de avaliação de ações educacionais corporativas, as empresas precisam incluir em sua avaliação de programas educacionais outros níveis de resultados dessas ações, tais como:

A organização da atividade de aprendizagem demanda dos educadores a preparação do processo de desenvolvimento concreto das ações ou etapas que a compõem, retratado no(a):

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