Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A performance motora é sempre observável e influenciada por muitos fatores como: motivação, foco da atenção, fadiga e condição física. Já o nível de proficiência, depende de estabilidade ao longo de várias observações, executada em diferentes conjuntos de circunstâncias. Uma das maneiras para os profissionais de Educação Física, que ensinam movimento, avaliarem a aprendizagem motora, é observar o desempenho desses fatores e identificar o estágio de proficiência da habilidade em questão. De acordo com Fitts & Posner, o estágio de aprendizagem de movimentos no qual a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seus erros nem corrigi-los, é denominado:

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

A nota ou menção obtida na avaliação do desempenho motor representa o aspecto fundante das estratégias avaliativas nas aulas de educação física.

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

A adoção do método parcial contribui para a redução da dificuldade do aluno em executar habilidades complexas.

No ensino de habilidades motoras, identificar o estágio de aprendizagem motora corresponde a uma competência para que os profissionais atuantes no ensino das diversas modalidades entendam como ocorrem os processos de aprendizagem no ensino de habilidades esportivas. Relacione os estágios de aprendizagem com suas respectivas características e assinale a alternativa correspondente.

I. Inexperiente
II. Intermediário
III. Avançado

( ) Após várias tentativas, os movimentos desnecessários não mais aparecem; o padrão motor torna-se mais estabilizado, e as ações, mais coordenadas.
( ) O aprendiz realiza movimentos descoordenados, sem muita eficiência e sem fluência; o aluno verbaliza a tarefa, mas não se detém em detalhes do movimento.
( ) Os movimentos tornam-se mais eficientes, com menor gasto energético, e o executante passa a saber como chegar à meta da atividade proposta, realizando os movimentos automaticamente, sem prestar muita atenção a eles.

O desenvolvimento da coordenação motora realizado de forma planejada e sistemática, fundamentada em uma metodologia diferenciada científica, torna-se necessário em função dos benefícios não só para o esporte, como também para o dia a dia, trabalho e lazer. Diante disso, assinale a alternativa que não aponta as Capacidades Coordenativas Específicas propostas (Meinel e Schnabel, 1987, in Greco e Benda, 2001).

Julgue o item seguinte, relativo a desenvolvimento e aprendizagem motora.

A visão maturacional do desenvolvimento motor, determinada por mecanismos biológicos, confere à prescrição de atividades motoras uma lógica pedagógica que enfatize os estímulos externos ao indivíduo.

No modelo teórico do desenvolvimento motor proposto por Gallahue, é correto o que se afirma em:

O profissional de Educação Física ao realizar seu planejamento necessita conhecer não somente a teoria específica da sua área de atuação, mas também conhecer as características do desenvolvimento humano. Muitos autores contribuíram, com seus estudos científicos para a compreensão de como se dá o desenvolvimento humano em diferentes fases. Neste contexto, o modelo teórico que apresenta as fases sensório-motora, pensamento pré-operacional, operações concretas e operações formais, foi formulado por:

Piaget contribuiu com a Educação Física e a Educação de forma geral, a partir de suas pesquisas sobre o desenvolvimento humano, tais como os processos da construção do conhecimento, os estágios do desenvolvimento da inteligência e a construção da moralidade. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.

Em relação aos movimentos estabilizadores fundamentais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se. Por ela, as crianças obtêm e mantêm um ponto de partida para as explorações que fazem no espaço. ( ) Experiências motoras projetadas para melhorar as habilidades estabilizadoras das crianças possibilitam-lhes desenvolver flexibilidade nos ajustes de postura enquanto se movimentam segundo uma variedade de maneiras diferentes e, frequentemente, incomuns em relação aos seus centros, linhas de gravidade e às suas bases de apoio. ( ) Para que um indivíduo tenha uma estabilidade eficiente, é necessária a habilidade de perceber determinada mudança na relação entre as partes do corpo que altera seu equilíbrio. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com as competências físicas, afirma-se: ( ) As competências físicas consistem em habilidades de planejar, trabalhar, decidir, descrever, analisar e interpretar dados, fatos e situações relacionadas diretamente com a capacidade física do ser humano, mais especificamente, à sua condição físico-motora. ( ) As competências físicas motoras coordenativas são aquelas ligadas ao processo energético e metabólico, sendo determinadas pela obtenção e transformação de energia. ( ) As competências físicas motoras condicionais são essencialmente determinadas pelos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central e atuam na precisão, direção, alteração e controle do movimento, constituindo-se, portanto, na base para a aprendizagem motora. Ao se considerar V às assertivas verdadeiras e F às falsas, a correta sequência é encontrada em:

É na escola que os profissionais iram buscarão atividades, brincadeiras e estratégias para focarem no desenvolvimento do aprendiz. Uma das necessidades neste período é a psicomotricidade, que dá suporte para a realização de manuseios e ações cotidianas. Assinale a alternativa CORRETA sobre a área psicomotricidade.

A psicomotricidade é uma área do conhecimento que estuda a interação entre corpo e mente, levando em consideração a relação entre o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Marque a alternativa CORRETA sobre as percepções.

Sobre a aprendizagem motora e o desenvolvimento motor, analise os trechos abaixo e complete as frases, de acordo com as palavras-chave. Em seguida, escolha a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.

I. ______________________ é a mudança do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, que constantemente é aprimorada durante a experiência de vida do indivíduo, realizadas devido à interação entre condições ambientais, fatores biológicos do indivíduo em questão e necessidades específicas da tarefa a ser desempenhada (GALLAHUE & OZMUN, 2005).

II. ______________________ é um padrão de movimento fundamental realizado com precisão e exatidão na execução dos movimentos fundamentais e especializados (GALLAHUE & DONNELLY, 2003).

III. ______________________ é o estudo de alterações no aprendizado motor, controle motor e desenvolvimento motor realizadas pela interação do aprendizado e dos processos biológicos (GALLAHUE & OZMUN, 2003).

IV. ______________________ é uma série organizada de movimentos relacionados. Envolve realização de um movimento isolado que, por si só, é muito restrito para ser classificado como uma habilidade motora fundamental ou uma habilidade esportiva.

Habilidade são ações complexas e intencionais envolvendo toda uma cadeia de mecanismos sensório, central e motor que, através do processo de aprendizagem, tornaram-se organizadas e coordenadas de tal forma a alcançarem objetivos predeterminados com máxima certeza, e classificam-se a partir das características da tarefa. Sendo assim, marque a alternativa que corresponde a habilidade classificada de acordo com a precisão do movimento, que tem como particularidade envolver grandes grupos musculares na sua execução.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282