O desenvolvimento infantil depende de diversos fatores e condições, não só hereditárias como também socioculturais. Cada criança tem seu tempo, mas, para efeitos de acompanhamento do desenvolvimento da criança, existem certas habilidades que evidenciam um desenvolvimento típico dos 0 aos 6 anos. Considerando uma criança com desenvolvimento normal relacione a Coluna 1 de acordo com Coluna 2.
Coluna 1
1.Dos 18 meses aos 2 anos.
2.Dos 2,5 anos aos 3 anos.
3.4 anos.
4.Dos 5 aos 6 anos.
Coluna 2
( ) Sobe e desce as escadas alternando os pés, salta sobre um pé, consegue lançar bolas, consegue se vestir e abotoar alguns botões, já consegue usar o banheiro sozinha e lava as mãos e o rosto.
( ) Anda bem, consegue subir escadas se apoiando, consegue correr, puxa brinquedos em cordas, consegue comer algumas coisas sozinha.
( ) Manuseia bem talheres, vira páginas individuais dos livros, abre portas, consegue vestir roupas simples sozinha, fala quando precisa ir ao banheiro, possui boa coordenação motora para andar bem (marcha madura), consegue comer sozinha.
( ) Pula, pega uma bola arremessada, anda em linha reta usando toda a superfície do pé.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Educar a criança da educação infantil significa desenvolver ações que, ao mesmo tempo em que favorecem o desenvolvimento do psiquismo, formam, nas crianças, a necessidade do conhecimento, o desejo e a disposição para aprender. Nesse sentido, podemos compreender a educação infantil como uma fase formativa na qual a criança vai se compreendendo como
A proposta pedagógica da educação infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras e povos da floresta devem se adequar às características desses ambientes. Uma das formas de se efetivar essa exigência legal é
O trabalho de desenvolvimento da motricidade quando iniciado nos anos iniciais é capaz de evitar principalmente:
Na educação infantil diz-se que uma criança construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem musical quando há:
Para desenvolvimento da escola é importante que o diretor e os professores tomem decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e demais recursos utilizados. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O Professor de Educação Infantil poderá promover atividade educativa onde os alunos possam observar o apodrecimento de frutos e deterioração de alimentos. Esta experiência contribui para o desenvolvimento infantil no seguinte campo da formação humana:
Os contos de fadas mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, auxiliando as crianças a identificar seus problemas, suas emoções, suas limitações e suas possibilidades de resolução das dificuldades. O trabalho com histórias, no processo de alfabetização, tem como alguns de seus objetivos: 1- reconhecer obras e autores consagrados. 2- antecipar conteúdo: tema, personagens, hipóteses da trama, cenários, etc, evitando interferências individuais. 3- ter procedimento de sentar para ouvir contos. 4- fazer reconto e reescrita dos contos trabalhados 5- ampliar o repertório linguístico. Estão corretos apenas os itens:
O Professor pode promover ação educativa onde a letra inicial do nome da criança possa ser pintada ou carimbada (imagem a seguir). O Professor pode trabalhar com a letra já recortada ou orientar ao aluno que ele mesmo recorte.
No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita:
Os brinquedos confeccionados a partir da sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta na criança a consciência:
No que se refere à questão do uso de brinquedos no processo educacional, pode-se afirmar o seguinte:
Tendo em vista que, através da brincadeira e do jogo, a criança aprende sobre si mesma, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, pode-se afirmar o seguinte:
Desenvolver um projeto de trabalho com um grupo de crianças de 4 (quatro) anos tem como principal finalidade possibilitar à criança:
Observe a figura abaixo e responda.
De acordo com Ferreiro & Teberosky (1999), a criança da figura, encontra-se no nível de escrita:
Com relação ao Planejamento na Educação Infantil, considere as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. I. O educador infantil, junto à coordenação pedagógica, decidirão a disposição que darão ao mobiliário, mesas, cadeiras e outros. Como organizarão o grupo e como devem ser as interações para facilitar a mediação e favorecer a aprendizagem das crianças. II. O ambiente infantil se constitui cenário em que se desenvolvem as experiências de aprendizagem. III. O educador deve atuar com flexibilidade, realizando adaptações necessárias para oferecer experiências de aprendizagem pertinentes ao grupo de crianças. IV. A organização e planejamento do ambiente educativo deve promover o isolamento das crianças e a obediência aos adultos. Estão corretas as alternativas: