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O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil pela sua importância para a formação do sujeito, para a interação social e pessoal, bem como para a construção de conhecimentos e desenvolvimento do pensamento. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Nessa perspectiva, são concepções sobre a aprendizagem da linguagem oral e escrita: I. Um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual, e não somente perceptivo-motoras, para a criança. II. Um processo de construção de conhecimento pela criança por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de leitura e escrita. III. Um processo linear que ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc. IV. As hipóteses provisórias elaboradas pelas crianças antes de compreenderem o sistema escrito em toda a sua complexidade são diferentes em cada faixa etária e para cada uma delas, porque dependem do grau de letramento de seu ambiente social, da importância que tem a escrita no meio em que vivem e das práticas sociais de leitura e escrita que podem presenciar e participar. Em relação às afirmativas acima:

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