Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 301 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As leis de Diretrizes e Base da educação nacional estabelecem que a faixa etária para a pré-escola seja para crianças de:

Para as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica, as dimensões do “cuidar” e do “educar”:

“Em ______, a Coordenação Geral de Educação Infantil do MEC estabeleceu, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convênio de cooperação técnica para a articulação de um processo nacional de estudos e debates sobre o currículo da Educação Infantil. Disso resultou uma série de documentos, dentre eles “Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares" [...]". (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). O ano em que ocorreu o convênio que trata o documento foi:

Diversos pesquisadores formularam teorias para compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento infantil. Dentre eles, Lev Vygotsky e Jean Piaget apresentaram seus estudos que são considerados referências para diversas pesquisas científicas nessa temática. Sobre o assunto, assinale a única alternativa CORRETA.

Julgue os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças a partir de quatro anos de idade.

Uma das atribuições do/a auxiliar de creche é zelar e controlar:

A organização dos momentos de oferta de alimentos precisa ser feita em ambientes mais tranquilos, com acompanhamento que propicie:

Quanto à recreação na creche é incorreto afirmar:

O desenvolvimento da criança inicia-se no período pré-natal e continua até à idade adulta. Todos os indivíduos se desenvolvem em fases diferentes, o desenvolvimento é contínuo e integra os seguintes domínios: físico, cognitivo, linguístico, sócio emocional. Assinale a alternativa CORRETA sobre domínio linguístico:

A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes material adequado, assim como um espaço estruturado para brincar deve permitir:

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe:

Considerando os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Volume 1, assinale a alternativa incorreta quanto à concepção de criança:

Assinale a alternativa INCORRETA:

Ao Apoiar o educador nas ações de cuidar e educar, procurando se espelhar em sua maneira de agir, falar e gesticular a auxiliar Marília necessita compreender que educar é:

O/a auxiliar de creche deve oferecer e/ou administrar alimentação às crianças nos horários:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282