Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.
As tarefas de alocar recursos em estruturas organizacionais ou de designá-los a indivíduos correspondem à função da administração conhecida como direção.
As técnicas a serem utilizadas pelos instrutores na aplicação de módulos de treinamento variam conforme a situação, o objetivo do treinamento, o grupo de treinandos etc. (MARRAS, 2011). Segundo o autor, dentre as técnicas mais empregadas está um instrumento muito utilizado para treinamento de operações técnicas, como máquinas, equipamentos, veículos (automóveis, tratores etc.), em que se pode aferir a habilidade motora e/ou visual dos treinandos e suas reações imediatas a certas situações propostas. Que técnica é essa?
O planejamento, a organização, a liderança e o controle dos recursos humanos – e de todos os outros tipos de recursos – para que se atinjam os objetivos da organização de modo eficiente e eficaz, refere-se ao conceito de:
Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) são quatro funções administrativas constantes da teoria Clássica e Neoclássica. De acordo com essas teorias, qual é o tipo de planejamento em que se elaboram cronogramas específicos, planeja-se cada etapa e são criados métodos, procedimentos, normas, metas e programas?
Suponha que em uma determinada equipe de trabalho tenha se instalado um conflito em face da necessidade de cortes no orçamento e consequente necessidade de redimensionamento de projeto e cargos dos seus integrantes. Nesse cenário, surgiu uma divisão entre dois grupos, cada qual preconizando uma solução diferente para o atingimento dos fins colimados. O gerente da equipe, para administrar o conflito instalado, pode lançar mão de uma negociação distributiva, que significa
As preposições abaixo relacionadas tratam de noções de higiene e segurança no ambiente de trabalho. Analise-as, de modo a julgá-las como verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) e, em seguida, assinale a sequência CORRETA:
( ) Segurança do trabalho é o nome que se dá a um conjunto de normas técnicas, médicas, educacionais e psicológicas, utilizadas para evitar acidentes, seja suprimindo as circunstâncias inseguras do ambiente, seja persuadindo os indivíduos da fixação de ações premunitivas.
( ) A higiene do trabalho na conjuntura da gestão de Recursos Humanos envolve uma categoria de normas e procedimentos, objetivando, sobretudo, a proteção da saúde física e mental do servidor, procurando resguardá-lo dos riscos de saúde referentes ao exercício funcional, o ambiente físico onde é executado e até mesmo fora do expediente.
( ) Segundo o conceito emitido pela OMC, Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social que não se restringe à ausência de enfermidade. Logo, pode-se dizer que segurança e higiene do trabalho, embora sejam atividades interligadas, não repercutem sobre a continuidade da prestação de serviços e sobre a moral dos servidores.
As organizações geralmente apresentam três níveis de gerência: gerência de primeira linha, gerentes intermediários e alta administração. Sobre os gerentes intermediários é correto afirmar:
Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.
A função de direção corresponde à metodologia administrativa que orienta a capacidade de ordenação, estruturação e apresentação de determinado sistema.
A respeito das funções da administração, julgue os itens seguintes.
Direção é a função administrativa responsável por promover
treinamentos para os funcionários, motivando-os a realizar as
tarefas que lhes foram designadas.
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de planejamento administrativo e às funções que o compõem.
Um dos objetivos da função administrativa de direção é
promover o envolvimento das equipes e estimular a motivação
das pessoas para o alcance de resultados satisfatórios.
Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.
A função direção está intimamente relacionada com autoridade e poder, ambos manifestações de influência que se referem a qualquer comportamento da parte de um indivíduo e que alteram os comportamentos, atitudes e sentimentos de outro.Assim, pode-se concluir que poder: