Assinale a alternativa que indica algo que não está associado à função de Direção.
Qual função administrativa está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos.
Com relação à administração, julgue o item. Desde os primeiros trabalhos teóricos a respeito do tema, a atividade de direção nas empresas tem‐se tornado gradativamente mais participativa e mais transparente.
Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.
Uma das atribuições da função de direção é determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.
Direção é liderar, coordenar, comandar e dirigir pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a área de estudos que tem sido usada na administração para analisar o ambiente externo e é utilizada no processo decisório em vários campos do conhecimento.
As funções administrativas são de suma importância no processo de gestão em diferentes organizações. Uma das funções refere-se à direção. Sobre essa função, é correto afirmar que:
No curso da evolução histórica da abordagem relativa às funções do administrador emerge, com os estudos de Koontz e O'Donnel, a importância da atividade de coordenação, a qual apresenta, como um de seus mecanismos,
A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. O ponto de equilíbrio de determinado sistema produtivo reflete o nível de produção no qual a receita dos produtos ou serviços produzidos é igual aos custos dos insumos utilizados na produção.
Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:
A ação administrativa, no que se refere à função de direção, pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas da organização. Sobre essa temática, considere as seguintes afirmativas: 1- O sistema autocrático-coercitivo caracteriza-se como um sistema administrativo forte e arbitrário, controlando rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. 2- O sistema democrático-benevolente é um sistema administrativo democrático, no qual a participação é estimulada. 3- O sistema consultivo pende para o lado participativo, representando um gradativo abrandamento da liberdade organizacional. 4- O sistema participativo é o mais aberto de todos, representando um sistema administrativo democrático por excelência. Assinale a alternativa correta.
No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.
Divisão do trabalho, autoridade, unidade de direção e de comando são princípios típicos da teoria neoclássica da administração.
A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial. (CHIAVENATO, 2014). Considerando essa afirmativa, a tarefa da administração tem como objetivo:
Um diretor recentemente admitido em uma organização pública municipal percebeu que as tarefas e atividades eram realizadas conforme o entendimento de cada funcionário, porém não havia manuais ou roteiros definidos para a execução destes trabalhos. O conhecimento estava na cabeça de cada trabalhador. Temeroso de que boa parte do conhecimento criado pudesse ser perdida com a saída de alguns colaboradores mais experientes, solicitou que todos os chefes de departamentos criassem rotinas por escrito sobre a execução das atividades operacionais de suas áreas. De acordo com a gestão do conhecimento, a ordem dada pelo diretor se constitui em transformação de conhecimento __________ em ____________________, conhecido como _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Centralização e Descentralização referem-se ao grau de delegação de tarefas, poder e autoridade aos níveis mais baixos da organização. Podem também ser pensadas como um nível eficaz de tomada de decisão para uma área particular. Uma maior centralização é desejada quando a organização
Sobre a hierarquia e a autoridade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A autoridade é direito de dar ordens, o poder de esperar obediência e o dever de prestar contas.
( ) A autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, de forma que todo nível hierárquico é subordinado ao nível hierárquico inferior.
( ) O princípio da unidade de comando ou da autoridade única estabelece que cada empregado deve receber ordens de apenas um superior.
( ) O princípio da autoridade estabelece que a autoridade deve ser claramente definida, conhecida e reconhecida por todos, desde o topo da organização até a base.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é