Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Qual função administrativa está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos.

Com relação à administração, julgue o item. Desde os primeiros trabalhos teóricos a respeito do tema, a atividade de direção nas empresas tem‐se tornado gradativamente mais participativa e mais transparente.

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.  

Uma das atribuições da função de direção é determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.

Direção é liderar, coordenar, comandar e dirigir pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a área de estudos que tem sido usada na administração para analisar o ambiente externo e é utilizada no processo decisório em vários campos do conhecimento.

As funções administrativas são de suma importância no processo de gestão em diferentes organizações. Uma das funções refere-se à direção. Sobre essa função, é correto afirmar que:

No curso da evolução histórica da abordagem relativa às funções do administrador emerge, com os estudos de Koontz e O'Donnel, a importância da atividade de coordenação, a qual apresenta, como um de seus mecanismos,

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. O ponto de equilíbrio de determinado sistema produtivo reflete o nível de produção no qual a receita dos produtos ou serviços produzidos é igual aos custos dos insumos utilizados na produção.

Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:

A ação administrativa, no que se refere à função de direção, pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas da organização. Sobre essa temática, considere as seguintes afirmativas: 1- O sistema autocrático-coercitivo caracteriza-se como um sistema administrativo forte e arbitrário, controlando rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. 2- O sistema democrático-benevolente é um sistema administrativo democrático, no qual a participação é estimulada. 3- O sistema consultivo pende para o lado participativo, representando um gradativo abrandamento da liberdade organizacional. 4- O sistema participativo é o mais aberto de todos, representando um sistema administrativo democrático por excelência. Assinale a alternativa correta.

Um diretor recentemente admitido em uma organização pública municipal percebeu que as tarefas e atividades eram realizadas conforme o entendimento de cada funcionário, porém não havia manuais ou roteiros definidos para a execução destes trabalhos. O conhecimento estava na cabeça de cada trabalhador. Temeroso de que boa parte do conhecimento criado pudesse ser perdida com a saída de alguns colaboradores mais experientes, solicitou que todos os chefes de departamentos criassem rotinas por escrito sobre a execução das atividades operacionais de suas áreas. De acordo com a gestão do conhecimento, a ordem dada pelo diretor se constitui em transformação de conhecimento __________ em ____________________, conhecido como _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Centralização e Descentralização referem-se ao grau de delegação de tarefas, poder e autoridade aos níveis mais baixos da organização. Podem também ser pensadas como um nível eficaz de tomada de decisão para uma área particular. Uma maior centralização é desejada quando a organização

Sobre a hierarquia e a autoridade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A autoridade é direito de dar ordens, o poder de esperar obediência e o dever de prestar contas.

( ) A autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, de forma que todo nível hierárquico é subordinado ao nível hierárquico inferior.

( ) O princípio da unidade de comando ou da autoridade única estabelece que cada empregado deve receber ordens de apenas um superior.

( ) O princípio da autoridade estabelece que a autoridade deve ser claramente definida, conhecida e reconhecida por todos, desde o topo da organização até a base.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282