Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura. “Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41). Segundo Winnicott:
Ao descrever suas ideias sobre a dependência e a independência no desenvolvimento do indivíduo, Winnicott prefere categorizar a dependência em:
Sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura, Winnicott aponta que há uma época em que a mãe (ou uma mãe substituta dotada do mesmo sentimento), do ponto de vista da criança, tem que ser algo mais que confiável. Para o autor, em se tratando de crianças pequenas, é só o amor por aquela criança que torna a pessoa confiável o suficiente. Entretanto, Winnicott acredita que: I Em relação aos primeiros meses de vida é preciso mais que o amor. O termo “devoção” dá a justa medida. PORQUE II A criança, inicialmente, carece de um grau de “adaptação ativa a suas necessidades” que só pode ser provida se uma pessoa devotada estiver cuidando de tudo. Considerando-se o exposto, pode-se dizer que:
Donald Winnicott descreveu uma conduta emocional da mãe a respeito de seu filho e apontou que os diferentes graus de perturbação psíquica se instalam a partir dos êxitos ou fracassos da sustentação, também denominada
Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens.
O psicodiagnóstico é um processo científico de avaliação psicológica que tem por objetivos clínicos prioritários a identificação do funcionamento psicológico e o estabelecimento dos critérios diagnósticos.
Um adolescente de quatorze anos de idade, analfabeto e com histórico de desmaios desde os seis anos de idade, após agredir o irmão com uma faca e posteriormente tentar suicídio, foi levado pela família ao serviço de psicologia clínica do hospital geral da cidade onde mora. O profissional que realizou o atendimento observou que o paciente apresentava dificuldades na fala e na compreensão de algumas perguntas, além de restrições motoras e sensoriais.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, a avaliação
psicológica e o psicodiagnóstico, julgue os seguintes itens.
Na avaliação psicológica inicial, o psicólogo que atender a esse adolescente deverá priorizar a aplicação de testes a fim de verificar o grau de comprometimento cognitivo e motor do paciente.
Em relação ao trabalho do psicanalista inglês Donald Winnicott,
analise as afirmativas a seguir.
I. Seu trabalho é fundamental para o entendimento da
formação de vínculos precoces.
II. O conceito de objeto transicional diz respeito a um objeto
que adquire um valor afetivo para a criança.
III. O conceito de mãe suficientemente boa diz respeito à mãe
que proporciona ao bebê a ilusão de que o mundo é criado
por ele.
Assinale:
Sobre a expressão "mãe suficientemente boa" (Winnicott),
analise as afirmativas a seguir.
I. Refere-se a quem efetua uma adaptação ativa às
necessidades do bebê, e que não é necessariamente a
própria mãe do bebê.
II. Refere-se à mãe devotada que aguarda que seu bebê dê
sinais de suas necessidades para então providenciar sua
satisfação.
III. Refere-se a uma atividade sensível em perceber como fazer
para atender as necessidades de seu bebê.
Assinale:
Considerando as abordagens teóricas da psicologia, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria desenvolvida por Donald Winnicott, as fantasias inconscientes devem ser levadas em consideração na análise do comportamento antissocial e da agressividade, não podendo esta última ser explicada exclusivamente pela emergência de instintos agressivos primitivos.
Winnicott (2005) descreve que a tendência antissocial inclui roubo, mentira, incontinência e, de modo geral, uma conduta desordenada. Quanto à terapêutica dessa tendência, ele afirma que
A abordagem winnicottiana apontou a importância da criança poder confiar em seus pais (ou pessoas que a cercam) e de que cada criança gradualmente adquira um senso de segurança e entende que boas condições nos estágios iniciais de desenvolvimento conduzem a um senso de segurança, que leva
Para D. Winnicott (1999), o desenvolvimento saudável de um ser humano depende, fundamentalmente, de:
Winnicott (2005) enfatiza a importância dos métodos psicológicos na investigação de casos judiciais, mas alerta que um dos maiores obstáculos para tanto é a atitude sentimentalista em relação ao crime. Para ele, no sentimentalismo,
Para Winnicott (2000), a agressividade pode tomar
vários caminhos, e estes estarão em estreita relação com a
resposta ambiental: o desenvolvimento normal da
capacidade de inquietude e duas alternativas patológicas que
seriam a não capacidade para a inquietude e a formação do
falso-self, ligado à questão da tendência antissocial.
Araujo (2001) nos lembra que a necessidade de um
guia estaria presente não só no psiquismo individual, mas
também nos fenômenos coletivos. Ele completa que esse
mecanismo psíquico, individual ou coletivo, guarda uma
ambivalência estrutural: queremos ser livres e queremos ser
protegidos.
Segundo Selosse (1997), a justiça para os menores,
além do poder de sancionar uma conduta repreensível,
dispõe de uma autoridade legal, aquela que diz a lei, para
lembrar ao jovem delinquente a existência de uma autoridade
referente, o respeito à realidade externa e a dar conta dos
direitos individuais.
Como base no texto VI, a partir do conceito de tendência antissocial e conforme Winnicott, a transgressão do adolescente é
Uma possibilidade de o indivíduo conseguir o reconhecimento do seu meio familiar e social é por intermédio do recurso inconsciente de, desde criança, adaptar-se às expectativas que os demais valorizam e impõem como condição para a aceitação, admiração e amor. Em linguagem winnicottiana, este processo institui a formação de um "falso