Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I.O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II.O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III.O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Aquilo que se ensina em sala de aula e, mesmo no espaço externo à sala de aula, na escola, como seus ritos e rituais, é denominado pela Teoria Crítica do Currículo de
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
A professora Ilma Passos de Alencastro Veiga diz que a “docência é uma atividade profissional complexa, pois requer saberes
diversificados. Isso significa que os saberes que dão sustentação à docência exigem uma formação profissional numa perspectiva
teórica e prática". A respeito dos saberes docentes, é correto dizer que:
O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir. I.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais. II.O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. III.Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Está correto o que se afirma em
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
No Brasil, nem sempre foi aceita a ideia de haver um currículo para a Educação Infantil, termo em geral associado à
escolarização. No entanto, a integração da Educação Infantil ao Sistema Educacional impõe a ela trabalhar com esses conceitos,
diferenciando-os e articulando-os.
Assinale a alternativa correta sobre o currículo da Educação Infantil.
A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Leia a manchete a seguir

Sobre a oferta e a organização da jornada escolar, as Diretrizes
Curriculares Nacionais
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
A afirmação das identidades surdas não decorre imediata
e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,
funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por
isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e
possíveis, representações, significações e categorias sociais.
Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet:
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os
diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.
A utilização da palavra Surdo, grafada com “S" maiúsculo,
tem conotação política para as comunidades surdas.