Os anos 90 foram caracterizados por uma crise do modo de acumulação capitalista que afetou a educação em todos os níveis, promovendo amplas reformulações curriculares que, segundo as teorias críticas, caracterizaram-se por:
“O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.” (Tomaz Tadeu da Silva) Numa perspectiva crítica, percebe-se que o que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente:
O que o currículo é depende, precisamente, da forma como é definido pelos diferentes autores e teorias. Uma definição de
currículo nos revela o que uma determinada teoria pensa que ele seja.
Das assertivas a seguir, a que NÃO se relaciona com questões abordadas nas teorias de currículo é:
Marque a alternativa que define os recursos de acessibilidade na educação.
Observe a figura a seguir.

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Leia a tira a seguir.

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
Leia a tira a seguir

Assinale a opção que melhor se relaciona com o questionamento
apresentado pelo personagem da tira acima.
As teorias tradicionais de currículo se caracterizam por apresentar um modelo com as seguintes características:
Para as teorias críticas, o currículo é:
A qualidade da intervenção do professor, os materiais didáticos, os horários, a organização das classes, a seleção de conteúdos e atividades concorrem para que o caminho seja percorrido com sucesso. Os elementos aqui apresentados são constituintes do currículo de diversos cursos e precisam garantir o sucesso para todos os alunos. Pensando nesta direção, o currículo
Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios. ( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. ( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo. ( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A sequência está correta em
Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os seguintes itens.
Ao reformular o currículo, os conteúdos relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental devem ser incluídos pela transversalidade, não interferindo nos componentes curriculares dos cursos.
Temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997), devem ser trabalhados
Considere uma organização curricular por disciplinas isoladas, dispostas em uma grade curricular, que não foi discutida e nem elaborada pelos professores e visa a desenvolver nos alunos habilidades e destrezas desejadas pela sociedade. Este é um currículo: