Com o propósito de nortear as ações do professor, Muska Mosston, em seu espectro, organiza seis estilos de ensino em uma sequência com uma lógica que parte do dependente para o independente. Dessa forma, o estilo em que o aluno é dependente do professor é o __________________ e o estilo que o aluno demostra total independência em sua tomada de decisão é o _______________________. As palavras que preenchem as lacunas do texto dado, respectivamente, são:
Sobre as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física no ensino escolar assinale verdadeiro ou falso : ( ) Essas atividades caracteriza-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento, pois as vivências relacionadas à esse conteúdo objetivam converter o corpo em um instrumento onde vibra o ritmo . ( ) A finalidade essencial dessas atividades, torna-se estimular e desenvolver o ritmo físico, educar o ritmo emocional e proporcionar conhecimentos indispensáveis do ritmo musical, sendo dispensáveis á formação do ser humano, além de serem atividades prazerosas, que estimulam a criatividade e as relações sócio-afetivas em qualquer idade e contexto". ( ) Essas atividades enquanto conhecimento da Educação Física devem enfatizar movimentos com sons e música, para inspirar vivências e experiências diversas, no sentido de possibilitar a expressão corporal e a educação rítmica, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. Assinale a alternativa CORRETA:
As práticas corporais são "expressões individuais ou coletivas do movimento corporal, advindo do conhecimento e da experiência em torno do jogo, da dança, do esporte, da luta, da ginástica, construídas de modo sistemático (na escola) ou não sistemático (tempo livre/lazer)". A respeito da informação acima assinale a alternativa CORRETA relacionada ao jogo:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental (BRASÍLIA, 1997).
Analise as afirmativas abaixo sobre a organização dos conteúdos da Educação Física de acordo com os PCNs.
1.Os três blocos articulam-se entre si, têm vários conteúdos em comum, mas guardam especificidades.
2.O bloco “Conhecimentos sobre o corpo" tem conteúdos que estão incluídos nos demais, e não podem ser abordados e tratados em separado.
3.No bloco dos esportes o documento inclui as informações históricas das origens e características dos esportes, jogos, lutas e ginásticas, valorização e apreciação dessas práticas.
4.O conteúdo das atividades rítmicas e expressivas é amplo, diversificado e pode variar muito de acordo com o local em que a escola estiver inserida.
5.As lutas são disputas em que o oponente deve ser subjugado, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa.
Por incitar a agressividade, não é considerado conteúdo da educação física escolar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Para alguns autores, a transdisciplinaridade remete à maior possibilidade de integração entre diferentes disciplinas científicas, na tentativa de explicar um fenômeno sem fragmentações. Na escola, é possível articular as várias disciplinas ao redor de um objeto a ser estudado, além de considerar a racionalidade do aluno, bem como sua forma de pensar e entender o mundo. Nesse sentido, o tema “obesidade infantil” deve:
Segundo o Coletivo de Autores, (apud
CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta
uma grande tendência a possuir: “princípios de
rendimento atlético, competição, comparação de
rendimento e recordes, regulamentação rígida,
sucesso no esporte como sinônimo de vitória,
racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o
esporte para estar na escola, e ser ensinado na
escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,
deve ser ressignificado, reelaborado consolidado
em uma práxis educativa para além da repetição e
da mecanização, da finalidade única da técnica e do
rendimento, em que os mais fracos e os menos
habilidosos são colocados à margem e marcados
pela exclusão.
A partir da leitura acima questionamos: Que
esporte nós temos e que esporte queremos no
âmbito escolar? Por que alguns esportes estão
presentes na escola e outros não? A hegemonia do
esporte está presente na escola?
Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas
da Educação Física, tomando-a
como matéria escolar que trata, pedagogicamente,
de temas da cultura corporal de movimento,
estamos dizendo que estes temas são:
A dança na escola, e/ou associada à Educação Física, deverá ter um papel fundamental enquanto atividade pedagógica e despertar no aluno uma relação concreta sujeito-mundo. Pensando nas questões de gênero envolvidos nas aulas de Educação Física pode-se afirmar que o estudo e a prática da dança se justificam por que:
Em suas reflexões sobre o ensino da Educação Física, Hildebrant-Stramann (2003) afi rma a necessidade de mudanças radicais em nosso pensamento a fi m de que essas mudanças sejam efetivadas na ação educativa dos esportes na escola. Para o autor, são três as exigências: