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Analise os excertos e assinale aquele em que a palavra em destaque é considerada conjunção adversativa:

É correto afirmar que a expressão – até então –, em destaque no início do segundo parágrafo, expressa um limite, com referência

No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:

I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.

II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.

III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.

IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.

V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.

É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas

Assinale a opção em que o valor semântico da conjunção destacada está corretamente identificado.

“[...] a moda é do “trash", mas a gente tem que, mesmo assim, ter cuidado para não estragar o estragado." A conjunção destacada pode ser trocada sem prejuízo de sentido por todas as apresentadas abaixo, EXCETO:

Releia o trecho a seguir.

“Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo [...]"

O conectivo destacado confere ao trecho um sentido:

Sobre o uso dos conectivos e sua função na construção do TEXTO 15, analise as proposições abaixo.
I. “O produto desse esforço é perecível, embora dele dependa a vida de quem trabalha” (linhas 6 e 7) – A conjunção destacada poderia ser substituída por "conquanto”, sem prejuízo às relações semânticas estabelecidas no período.
II. “Por outro lado, o trabalho propriamente dito, que corresponde à poiesis grega, significa fazer, fabricação” (linhas 9 e 10) – O conectivo estabelece uma relação de adição com o que foi dito no parágrafo anterior. III. “Não apresenta um produto concreto, portanto, não possui a permanência da fabricação” (linhas 16 e 17) – A conjunção destacada poderia ser substituída por “pois” sem modificação na relação semântica estabelecida entre as orações.
IV. “O produto desse esforço é perecível, [...] por isso não é um trabalho livre” (linhas 6-8) – O conectivo marcado estabelece uma relação de consequência com a oração anterior.
V. “Corresponde à condição humana da pluralidade e realiza a liberdade” (linhas 18 e 19) – a conjunção e, eminentemente aditiva, nesse caso estabelece uma relação de adversidade com a oração anterior.
Estão CORRETAS apenas

Leia as afirmativas abaixo, considerando-as em relação ao texto.

1 - A palavra sublinhada em “Essa é uma dúvida que provavelmente atravessou..." (primeiro parágrafo) e “Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas... (5o parágrafo) está funcionando como pronome relativo nos dois casos.

2 - Em “Sem ele, você passa dificuldade, mas ele, em si, não é essencial." (3o parágrafo) e “Isso não é exclusivo do mundo do trabalho, mas vale para a vida em geral." (4o parágrafo), a conjunção “mas" é usada, em ambos os casos, para invalidar o conteúdo exposto na oração que precede o referido conector e introduzir um argumento contrário.

3 - A locução verbal sublinhada em “Essa visão do conjunto da obra vem levando muitas pessoas..." (terceiro parágrafo) poderia ser substituída por tem levado, sem prejuízo no significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

4 - Em “a ciência nos prometera" (4o parágrafo), a forma verbal sublinhada poderia ser substituída por “tinha prometido" sem prejuízo no significado temporal e sem ferir a norma culta da língua escrita.

5 - Em “ uma mudança em curso" (2o parágrafo) e “ cem anos" (4o parágrafo), o verbo haver é impessoal e tem significado existencial.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as asserções a seguir e assinale a alternativa que apresente apenas afirmações corretas sobre o uso de conectores no texto.

I. Em “Ora, nossas instituições, nossas leis, costumes, todos os nossos valores se baseiam em sentimentos inatos de justiça.", a palavra sublinhada tem valor alternativo.

II. Na parte “Hoje os cientistas e os técnicos estão investidos de uma responsabilidade moral particularmente pesada, porque o progresso das armas de extermínio maciço está entregue à sua competência", a conjunção destacada possui valor explicativo.

III. No trecho “Portanto terei de submeter-me a suas prescrições.", a conjunção sublinhada introduz uma explicação de uma ideia anteriormente apresentada.

IV. Em “Por isto julgo indispensável a criação de uma 'sociedade para a responsabilidade social na Ciência'.", a locução destacada tem valor consecutivo.

Estão corretas apenas as afirmativas

Analise o emprego de “para" nas seguintes frases do texto:

I. Para que serve ele, afinal?

II. Calma, não jogue o coração para escanteio.

III. ... bombear sangue para todas as células de nosso corpo...

IV. ... ele recebe o sangue das veias e lança para as artérias.

A preposição “para" tem o mesmo valor em

Leia o texto a seguir para responder às questões de 05 a 08

Do enunciado “Por outro lado, a literatura infantil resgatou com extrema sabedoria essa conjunção, tornando a ilustração peça fundamental para a leitura, integrando texto e imagem”, considera-se que a literatura infantil

O emprego da conjunção “mas", no texto, estabelece uma relação de

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