(...) como esse poder delegado está sendo exercido, (l. 12-13)
A palavra destacada é classificada gramaticalmente como:
Saúde na balança
[...] Por muito tempo, as pessoas acreditaram que uma criança gorda tinha mais saúde que a magra. Assim, pais e avós julgavam que uma pessoa bem alimentada tinha de ser bastante rechonchuda. Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é saudável... O alimento tem duas funções no organismo: fornecer substâncias essenciais e fornecer energia. Exemplos de substâncias essenciais são proteínas, algumas gorduras, vitaminas e sais minerais – como o corpo humano não fabrica alguns componentes dessas substâncias, elas têm de vir do alimento. Além disso, aquilo que comemos fornece a energia para todas as funções do nosso organismo: enxergar, escutar, manter os órgãos funcionando... Se comemos a mesma quantidade de energia que gastamos em nossas atividades diárias, mantemos o peso constante. Mas, se comermos mais do que gastamos, essa energia em excesso se acumula na forma de gordura. Aí é que começa o perigo. Apesar de importante para os animais e seres humanos, a gordura pode trazer vários problemas quando se acumula de forma exagerada. A obesidade (excesso de gordura no corpo) favorece o aparecimento de doenças como diabetes (excesso de açúcar no sangue) e hipertensão (aumento da pressão arterial) em jovens. E isso ninguém deseja. Mas sabe quais são as causas que contribuem para que você (ou aquele amigo da escola) fique obeso? Há duas explicações para isso. Sobre uma já falamos: o exagero de refrigerantes, doces ou biscoitos – quando, na verdade, o ideal é comer mais frutas e verduras. A segunda causa para a obesidade é a falta de exercícios. [...]
Ênio Cardillo Vieria, Departamento de Bioquímica, UFMG. (Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/saude-nabalanca/. Acesso em: 08/04/2017).
Na oração: “... Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é mais saudável...", o valor semântico da conjunção em destaque é de:
Considere a charge para responder à questão.

Leia a frase reelaborada a partir da fala da personagem.
Depois que comecei a tuitar diariamente, não consigo mais escrever os relatórios com perfeição.
As expressões destacadas apresentam, respectivamente, as circunstâncias de:
No primeiro quadrinho, os comentários “Já que sua mãe está doente” e “hoje eu farei o jantar” estabelecem entre si relação de
Considerando o valor gramatical de expressões linguísticas no texto I, assinale a opção INCORRETA.
Na relação estabelecida pelo que em "menos longe que o estirão", o valor semântico da conjunção é de:
Na frase – Mal o avião levanta voo, puxo a mesinha e abro o computador. (4º parágrafo) –, o termo destacado estabelece relação de
Leia os versos abaixo:

Levando em consideração a conjunção “ou" utilizada nesses versos, pode-se AFIRMAR que todas as alternativas traduzem os sentidos dessa conjunção que se repete no poema, EXCETO:
Considerando o valor semântico de expressões linguísticas do texto I, assinale a opção INCORRETA.
Limite era tudo que tanto impedia como possibilitava movimentos. (l. 53-55)
As palavras sublinhadas acima, em conjunto, estabelecem sentido de:
Na oração – Já que tenho um peixinho dourado como mascote… –, o sentido expresso pela conjunção em destaque é de

Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.
A locução “uma vez que" (l.15) introduz, no período em que
ocorre, ideia de causa.
É possível reescrever o excerto: “Mas os avanços e as conquistas populares em direção a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacífica.” Substituindo a conjunção destacada sem prejudicar o sentido da frase por:
No texto: “Especialistas ainda não provaram que o Zika causa microcefalia, embora o Brasil tenha confirmado mais de 500 casos em poucos meses.” A conjunção destacada indica:
É possível reescrever o excerto: “Mas os avanços e as conquistas populares em direção a esses objetivos nem sempre se desenvolveram de forma pacífica.” Substituindo a conjunção destacada sem prejudicar o sentido da frase por: