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No contexto em que surge, o elemento linguístico [3] é uma

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

A expressão “pelo costume de cada dia" (ℓ.2) exprime a causa por que, conforme o texto, não se admirava “a transmigração imensa de gentes e nações etíopes" (ℓ. 2 e 3).

Considere o período abaixo:

Contudo, ali pela altura dos 18 anos, fui passar férias em Rodeio, uma cidadezinha à beira da estrada de ferro.

Assinale a alternativa que substitui a conjunção em destaque sem alteração de sentido.

Em relação ao conto de Paulo Mendes Campos, analise as afirmativas a seguir.

I. O cotidiano é apresentado sob uma nova perspectiva, saindo do comum, do habitual.


II. A subjetividade característica do gênero textual apresentado é reforçada, também, pela escolha do campo semântico utilizado no texto.


III. O tema abordado é constituído a partir de elementos descritivos que compõem um cenário em que o próprio leitor pode se reconhecer, tendo em vista a universalidade da matéria tratada.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Releia o trecho a seguir.

“O indivíduo transformou-se em algo secundário [...], pois a medicina se transformou num grande negócio [...]" . Em relação aos períodos separados pela conjunção destacada, assinale a alternativa CORRETA.

Releia o trecho a seguir.

“Nesse contexto, a assistência pediátrica de qualidade tem de ser vista como prioridade, pois se ocupa fundamentalmente daqueles que, mais que todos, precisam de uma sociedade que respeite a cidadania." A conjunção destacada confere a esse trecho uma ideia de:

Atenas, na Grécia Antiga, abrigou a primeira sociedade a acreditar em que a liberdade de expressão era essencial ao bom governo. Mais de 2.500 anos atrás, qualquer cidadão ateniense podia falar livremente à assembleia reunida perto da Acrópole. Todos ouviam. Decisões coletivas eram tomadas por meio do debate aberto e de argumentos racionais, no regime chamado de "democracia". Não é à toa que, em grego antigo, discurso e razão são a mesma palavra logos, de onde derivaram a lógica e o racionalismo. Hoje, a liberdade de expressão não é um conceito uniforme. Mesmo as sociedades ocidentais, tidas como livres, a interpretam de modos distintos. As mesmas manifestações contra etnias ou culturas podem ser proibidas na Europa, mas permitidas nos Estados Unidos. A internet encurtou as distâncias, tornou mais agudos os dilemas — e mais urgentes as escolhas relativas à liberdade de expressão. À medida que governos e corporações digitais estabelecem controles sobre a informação, esvai-se o ideal da grande praça que traria, nos moldes atenienses, liberdade, democracia e racionalidade a bilhões de conectados.

No último período do texto, o conector À medida que estabelece qual relação de sentido com a oração seguinte?

Leia o anúncio a seguir para responder a questão

Que conjunção poderia ser empregada no lugar do dois-pontos?

Sem prejuízo para a coerência e para a correção gramatical do texto CG1A1AAA, a conjunção “Quando" (l.14) poderia ser substituída por

Poderia até se pensar que é um parque mais apropriado para crianças, mas logo se percebe que encanta mais os adultos pela perfeição e cenários realísticos do pequeno mundo aí representado. (2º parágrafo)

Nesse fragmento, a oração iniciada pela conjunção mas expressa, em relação à oração que a antecede, a ideia de

A respeito do enunciado "Com certeza, o significado dessa expressão para a educação é outro, porque quem assume a função social de formar pessoas para levar a sociedade adiante tem de pensar mais alto em termos de profundidade e amplitude", analise as proposições e marque a alternativa adequada em relação aos termos em destaque.

I- A expressão "Com certeza" marca uma relação de conjunção argumentativa, reforçando a ide ia para que se efetive a cadeia de sentidos.

II- O termo "porque" introduz um a justificativa ao que foi dito anteriormente.

Ill- O termo "porque" funciona como elo de coesão por retomada lexical.

Está(ão) CORRETA(s), apenas

Leia o texto a seguir.

Nas orações em que aparecem no texto, os elementos "pois" e "para que" expressam, respectivamente, as idéias de

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, o segmento sublinhado em Não havendo obrigatoriedade do ensino... (4º parágrafo) pode ser substituído por:

Assinale a opção em que a conjunção destacada nos versos retirados do texto 2 e a relação de sentido estabelecida estão corretamente identificadas.

Considere os três trechos abaixo retirados do texto:

1.“[…] estamos sempre lamentando que nossos filhos seriam uma geração hedonista, dedicada a prazeres imediatos, quando, de fato, vivemos numa civilização muito pouco hedonista." (primeiro bloco de resposta)

2.“Ter uma vida interessante significa viver plenamente. Isso pressupõe poder se desesperar quando se fica sem alguma coisa que é muito importante." (terceiro bloco de resposta)

3.“Acredito que, no fundo, a gente quase sempre toma a única decisão que poderia tomar naquelas circunstâncias." (quinto bloco de resposta)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.

( ) Em 1 e 2, o conector “quando" é usado com valores diferentes: no primeiro caso, tem valor adversativo; no segundo, tem valor temporal.

( ) Em 1, a expressão “de fato" poderia ser substituída por “na verdade", sem prejuízo de significado ao texto.

( ) Em 2, o pronome átono “se" poderia ser colocado depois do verbo (fica-se), sem ferir nenhuma regra de colocação pronominal.

( ) Em 2, o pronome demonstrativo “Isso" faz referência ao conteúdo expresso na frase que precede o pronome.

( ) Em 3, a palavra “que" tem o mesmo funcionamento nas duas ocorrências: é uma conjunção que introduz complemento verbal oracional.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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