Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.
De acordo com os sentidos do texto, “a noção da causa interior" (.12) refere-se à expressão “a consciência do nosso valor em si" (. 8 e 9).
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
Releia o trecho a seguir. “Portanto, sem os pré-requisitos da lógica, não há lógica.” Com esse trecho, o autor busca
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Observa-se uma relação de causa e consequência, nessa ordem, no seguinte trecho:
O par de frases abaixo que mostra uma relação de causa/efeito é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?
Leia o texto, para responder à questão.
Na passagem “blasfemou, e o crucifixo de bronze soltou-se da parede e quebrou-lhe o crânio", o trecho destacado expressa, em relação à ação de blasfemar, ideia de
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na oração "as irmãs caminhavam juntas, mas, em determinada rua, separaram-se", a conjunção "mas" apresenta uma função coordenativa.
II. A sílaba que recebe o acento circunflexo deve ser pronunciada de forma fechada. O emprego correto do acento está presente no vocábulo: restânte.
III. Os pronomes ME, TE, NOS e VOS podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.
Marque a alternativa CORRETA:
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmações acerca do texto. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Ao afirmar que “é preciso proporcionar aos pais um contato constante com os docentes, gerentes e os que fazem parte da equipe que interage com seus filhos", a educadora Luiza estabelece entre as palavras destacadas uma relação de sinonímia.
( ) As aspas junto à expressão “Cantinhos Produtivos" foram empregadas por igual razão no terceiro e último parágrafo do texto.
( ) O adjetivo adversas (linha 1), de acordo com o texto, tem o sentido de desfavoráveis, contrárias e está empregado no sentido conotativo das palavras.
( ) O termo diferentes momentos de aprendizagem (linha 8) completa o sentido de um verbo transitivo, assim como a oração de vencer suas dificuldades (linha 10) completa o sentido do nome transitivo possibilidade.
( ) A conjunção que inicia o segundo período do último parágrafo do texto expressa ideia de conformidade e pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela conjunção conforme.
“A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais".
Assinale a opção que indica o conectivo adequado que deve ser empregado na união dos dois períodos desse segmento do texto.
Atenção: Leia abaixo o Capítulo I do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.
...como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes... (1º parágrafo)
Em relação à oração que a sucede, a oração destacada expressa sentido de
Em todos os segmentos abaixo há termos unidos pela conjunção aditiva E; o segmento do texto 2 em que esses termos NÃO podem ser trocados de posição é:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Identifica-se noção de causa e consequência, respectivamente, entre as seguintes ideias do texto: