Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.

De acordo com os sentidos do texto, “a noção da causa interior" (.12) refere-se à expressão “a consciência do nosso valor em si" (. 8 e 9).

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

Está plenamente adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

Provas: FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Psicólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico Veterinário FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Assistente Social FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Ambiental FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Matemática FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Enfermeiro FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Dentista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - História FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Educador Físico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Contador FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fonoaudiólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Turismólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Ensino Religioso FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Artes FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fisioterapeuta FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Terapeuta Ocupacional FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Nutricionista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Civil FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Auditor
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Compreensão e Interpretação de Textos Conjunções: Relação de causa e consequência

Releia o trecho a seguir. “Portanto, sem os pré-requisitos da lógica, não há lógica.” Com esse trecho, o autor busca

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Observa-se uma relação de causa e consequência, nessa ordem, no seguinte trecho:

O par de frases abaixo que mostra uma relação de causa/efeito é:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?

Leia o texto, para responder à questão.

Na passagem “blasfemou, e o crucifixo de bronze soltou-se da parede e quebrou-lhe o crânio", o trecho destacado expressa, em relação à ação de blasfemar, ideia de

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na oração "as irmãs caminhavam juntas, mas, em determinada rua, separaram-se", a conjunção "mas" apresenta uma função coordenativa.

II. A sílaba que recebe o acento circunflexo deve ser pronunciada de forma fechada. O emprego correto do acento está presente no vocábulo: restânte.

III. Os pronomes ME, TE, NOS e VOS podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.

Marque a alternativa CORRETA:

Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmações acerca do texto. Na sequência, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.

( ) Ao afirmar que “é preciso proporcionar aos pais um contato constante com os docentes, gerentes e os que fazem parte da equipe que interage com seus filhos", a educadora Luiza estabelece entre as palavras destacadas uma relação de sinonímia.

( ) As aspas junto à expressão “Cantinhos Produtivos" foram empregadas por igual razão no terceiro e último parágrafo do texto.

( ) O adjetivo adversas (linha 1), de acordo com o texto, tem o sentido de desfavoráveis, contrárias e está empregado no sentido conotativo das palavras.

( ) O termo diferentes momentos de aprendizagem (linha 8) completa o sentido de um verbo transitivo, assim como a oração de vencer suas dificuldades (linha 10) completa o sentido do nome transitivo possibilidade.

( ) A conjunção que inicia o segundo período do último parágrafo do texto expressa ideia de conformidade e pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela conjunção conforme.

“A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais".

Assinale a opção que indica o conectivo adequado que deve ser empregado na união dos dois períodos desse segmento do texto.

Atenção: Leia abaixo o Capítulo I do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.

...como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes... (1º parágrafo)

Em relação à oração que a sucede, a oração destacada expressa sentido de

Em todos os segmentos abaixo há termos unidos pela conjunção aditiva E; o segmento do texto 2 em que esses termos NÃO podem ser trocados de posição é:

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Identifica-se noção de causa e consequência, respectivamente, entre as seguintes ideias do texto:

No contexto em que surge, o elemento linguístico [3] é uma

No contexto em que surge, o elemento linguístico [3] é uma

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282