Observe a imagem abaixo.
De acordo com a imagem acima, assinale a proposição que NÃO corresponde aos pressupostos teóricos da escola tradicional.
Para a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é
Observe:
( ) Na antiguidade grega acreditava-se em amuletos destinados a proteger as crianças dos males, sendo objetos ligados aos deuses.
( ) No Paleolítico já existiam vários tipos de brinquedos, como os de locomoção e de transporte, de destreza, além de bonecas.
( ) Platão (427/28 a.C. – 347 a.C.) aborda em seus escritos a questão do jogo e a psicologia do jogo, estabelecendo uma relação com o justo e o injusto, demonstrando que a criança poderia perceber isso por meio do jogo.
( ) O brinquedo, inicialmente, surgiu sem a intenção inicial ou a preocupação com a pedagogia e a psicologia infantil.
Em consonância com o livro Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":
No livro Pensamento e Linguagem, o autor diz que o psicólogo William Stern distingue três raízes da fala, que são:
I. Tendência expressiva.
II. Tendência mecânica.
III. Tendência dinamizada.
É correto o que se afirma em:
Para o planejamento, requer-se do professor, EXCETO:
A tendência pedagógica onde a educação tem como objetivo principal preparar os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, que destaca a importância do fazer para aprender, onde o professor não é o protagonista, e sim o aluno. Valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem. O professor é um facilitador, é a:
Qual a Pedagogia que: abrange a filosofia Positivista e a Funcionalista, privilegiando as técnicas e métodos de ensino em detrimento da subjetividade do professor e do aluno Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global. Papel do Professor: treinar eficientemente o indivíduo para o trabalho produtivo. Pela técnica garantir a eficácia da transmissão do conhecimento, modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.. Método: Instrução programada?
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: História, encontramos orientações básicas sobre os métodos específicos do ensino de História. O documento afirma que podem ser privilegiadas as seguintes situações didáticas:
I. Propor novos questionamentos, fornecer novas informações, estimular a troca de informações, promover trabalhos interdisciplinares.
II. Procurar desenvolver atividades com foco na mesma fonte de informação, como jornais, para poder confrontar dados e abordagens.
III. Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização das informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos.
Está incorreto o que se afirma em:
A alternativa que completa adequadamente o trecho acima é:
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
Quanto ao Aprendizado Experimental de Carl Rogers, não é pertinente afirmar:
A teoria dos sistemas epigenéticos realça a interação dinâmica e recíproca entre os genes e o ambiente, a partir da:
Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt, teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, leia as afirmativas.
1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e cognitiva.
2. O organismo agrega algo à experiência que não está contido nos dados sensoriais, e este algo é organização.
3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais do que a soma de suas partes.
4. A Gestalt é molecular, objetiva, empirista e comportamentalista.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ao planejar com os professores o pedagogo deve destacar a importância das diferentes aprendizagens, as quais ocorrem por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento. Este processo deve ser protagonizado pelos estudantes pela mediação do outro e dos objetos que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma:
Considerando que o saber pedagógico é mais do que ensinar, é humanizar, é conscientizar as pessoas de que somos seres sociais, que vivemos em coletivo, embora “sozinhos”, precisamos saber que é possível contribuir com: