Observe a figura a seguir
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Segundo Paulo Freire, um dos primeiros saberes que o professor deve cultivar é compreender que o mundo não é, mas está sendo. É entender que o saber da História é possibilidade e não determinação. E que o seu papel não é só o de alguém que constata o que ocorre, mas que também intervém como sujeito das ocorrências. Nesse sentido, é correto afirmar que ensinar:
Mudança e estabilidade resultam ambas da ação que o homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo Freire) Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.
As concepções de educação são influenciadas pelo contexto sociocultural de cada época, gerando tendências e práticas pedagógicas distintas e adequadas à finalidade da formação humana que cada sociedade almeja.
Para Saviani (2008), a distribuição das concepções pedagógicas ao longo da história da educação brasileira se baseou na noção de predominância ou hegemonia, ou seja, a cada período corresponde à predominância de determinada concepção pedagógica, sendo isso o que diferencia os períodos entre si. Assinale a alternativa que apresenta a concepção elaborada por Saviani.
Observe a imagem a seguir
A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"
Segundo Gadotti, o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os educadores e teóricos da educação liberal caracterizam-se por não reconhecerem o conflito de classes na sociedade e também por defenderem:
A Pedagogia marcada pela ideia de que a transformação do modelo social virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientiza- ção cultural e política fora do muro da escola, foi fundada e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor
Gadotti afirma que, num ambiente educativo, a criação de condições objetivas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas: solidárias, organizadas, capazes de superar o individualismo, é tarefa do (da):
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e a seriedade. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 24. Tendo o fragmento do texto de Paulo Freire como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Na prática educativa bancária, a possibilidade de questionamento, de crítica e de reflexão pelos educandos é incentivada, o que motiva a curiosidade epistemológica.
Há consenso entre os estudiosos da educação brasileira de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si e com um mesmo objetivo em relação à configuração da sociedade. Assinale a alternativa que registra corretamente essas três pedagogias.
As diferentes linhas pedagógicas, tendências ou abordagens no ensino brasileiro fornecem diretrizes à ação
pedagógica, mesmo considerando que sua elaboração, na prática, é individual e intransferível. Para Mizukami (1986),
são características da abordagem cognitivista:
A escola, como tradicionalmente a conhecemos, está apoiada num paradigma organizacional que privilegia a uniformidade.
Podemos interrogar-nos, porém, se tal paradigma ainda se adequa à nova realidade educacional.
Na operacionalização de um novo paradigma de organização escolar, a alternativa que NÃO devemos considerar é:
Segundo José Carlos Libâneo, compõem as Tendências Pedagógicas Progressistas:
Analise a tira a seguir
Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.