As concepções educacionais devem guardar relação com opções de práticas pedagógicas. No caso da Educação a Distância, por exemplo, o Conectivismo pode ser considerado como uma teoria pedagógica fundamental. Se um profissional de Design Instrucional estivesse trabalhando na Universidade Corporativa de uma importante empresa e lhe fosse solicitado um projeto para a educação a distância, para ser coerente com a teoria Conectivista, ele poderia sugerir práticas pedagógicas alinhadas aos seguintes princípios:
André era design instrucional e elaborou um projeto de solução educacional para atender a demanda de uma grande instituição bancária. O diagnóstico preliminar realizado pela área de educação corporativa do banco indicava que: (a ) havia cerca de três mil empregados que precisavam desenvolver as competências de análise de crédito; (b ) essas competências demandavam um expressivo número de horas de capacitação; e (c ) os empregados alvo da solução educacional estavam dispersos por 170 municípios. Analisando detalhadamente a demanda, André propôs uma solução educacional de educação a distância com o conteúdo organizado em seis módulos, sendo prevista a realização de um módulo por mês. Na solução proposta por André, o curso seria totalmente on-line, com atividades individuais e em grupo, e também com fóruns de discussão. Haveria também a disponibilização de um tutor para cada 50 participantes. A diretoria do banco achou a solução educacional interessante, mas ficou preocupada com o alto custo da tutoria. André apresentou, então, a sua justificativa de manutenção dos tutores, explicando, de forma correta, que:
Observe a imagem a seguir
A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"
Paulo Freire nos ensina que não se pode ser professor sem que se exponha diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância a sua maneira de ser e de pensar politicamente. Não se pode escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles percebem os professores tem importância fundamental para o desempenho dos mesmos. Portanto, uma das maiores preocupações dos professores deve ser:
O processo educativo, por se realizar inserido em um dado contexto, configura, uma construção social que irá refletir as teorias
do conhecimento que as pesquisas adotem como parâmetro.
A teoria que tem como pressuposto básico que o conhecimento é proveniente da experiência, considera o sujeito como
aquele que nada tem, que nada sabe, ou seja, tabula rasa, é denominada:
As teorias da aprendizagem estão relacionadas a visões filosóficas distintas da educação e da forma pela qual se vê e se percebe o ser humano, em sua psique, sua mente e em seu próprio ser. Paulo acaba de ser nomeado para o cargo de design instrucional e em seguida solicitaram-lhe um projeto de curso ancorado na teoria humanista. Para estar adequado, o projeto de Paulo deve:
Em se tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a correta:
Analise a tira a seguir
Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
Em 1936, Maria Montessori, em seu livro “Em Família”, afirmava que só existe uma maneira de ensinar, que é:
Segundo Gadotti, os educadores falham no momento em que confundem educação com obediência. São obedientes e tentam formar gente obediente e submissa. Educar não é consumir ideias, nem obedecer. Para o autor, educar é:
Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:
Sobre as Tendências Pedagógicas da prática escolar, no Brasil, assinale a alternativa correta:
“Não há docência sem discência.” (Paulo Freire.) Com a afirmativa acima, o educador Paulo Freire inicia um diálogo sobre os conhecimentos necessários para a realização da prática educativa. Assinale a opção que melhor explicita a afirmativa de Paulo Freire.
As práticas educativas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e na Abordagem Temática Freireana (de Paulo Freire) apresentam, em comum, elementos estruturantes que podem ser usados como orientação para as atividades didático-pedagógicas. A partir desse fragmento, analise as afirmativas a seguir. I.As concepções de sujeito e de objeto do conhecimento não devem ser pensadas separadamente. A concepção de sujeito se baseia na ideia dos “homens em relação constante com o mundo e com os outros”. II.Embora o problema desempenhe o papel de gênese da construção do conhecimento, serve também como elemento de motivação da aprendizagem. III.Na perspectiva do ENCI é preciso criar condições para que os estudantes expliquem “como” e “porque” conseguiram resolver o problema proposto. Está correto o que se afirma em
Analise a tira a seguir
Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.