Em um processo, o despacho é a forma por meio da qual a autoridade competente dá continuidade a uma ação administrativa ou firma decisões em documentos. Esses despachos são de dois tipos:
I – que objetiva dar prosseguimento ao documento;
II – que envolve uma decisão administrativa sobre matérias e assuntos submetidos à apreciação da autoridade competente.
Esses dois tipos de despachos são chamados, respectivamente, de:
Por conveniência da instituição ou a pedido do interessado, a retirada definitiva de partes de um processo corresponde ao chamado
Ao escrito preparatório e reduzido que antecede a elaboração do documento original dá-se o nome de
Manuscritura, fotografia e gravação constituem exemplos de
Figura 1

O recorte do organograma (figura 1) representa unidades organizacionais de uma determinada instituição, que caracterizam funções:
Para a arquivista espanhola Antonia Heredia Herrera, a condição essencial do arquivo é sua organicidade, que resulta de duas atividades complexas:
O curso do documento, desde sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa dentro de determinado organismo, é conhecido como
A espécie documental por meio da qual se solicita determinada providência é
Livro, álbum e folheto correspondem ao conceito de
Maria trabalha no setor de protocolo de uma organização, onde exerce as atividades de recebimento, registro, classificação, distribuição, expedição e controle de tramitação de documentos. Ao receber um documento de caráter confidencial, Maria deve, para proceder de maneira correta, conhecer a classificação de documentos quanto à natureza do assunto e aos respectivos graus de sigilo.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item.
Entre os objetivos da classificação de documentos de arquivo inclui-se o vínculo arquivístico.
Acerca de princípios e conceitos de arquivologia e de suas normas, julgue o item a seguir.
Os documentos de arquivo oferecem dois gêneros de valor: primário e secundário. O primário interessa à organização que o acumulou, e o secundário, a outras entidades e ao público em geral.
Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:
O conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação permite a eficiência e a eficácia na produção, na tramitação, no uso, na avaliação, no arquivamento e na destinação de documentos é o sistema de gestão de documentos.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
A organização de arquivos pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. São elas: levantamento de dados; análise dos dados coletados; planejamento; implantação; e acompanhamento.
O tipo de arquivo que guarda documentos de determinado assunto específico, independentemente da forma física que possam apresentar, é o