Duchen (1983) faz um compilado de reflexões acerca das características de um fundo de arquivo, sendo por vezes nomeado como princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência, ampliando a compreensão sobre a destinação daqueles arquivos que serão considerados permanentes. Com base na temática de fundo de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um fundo de arquivo pode ser definido como sendo os arquivos que são criados por ou provenientes de uma administração, estabelecimento, pessoa ou coletividade, podendo, segundo Rousseau e Couture (1998), serem classificados como fundo aberto e fundo fechado.
( ) A visão minimalista trazida nas reflexões de Duchein (1983) estão relacionadas com preocupações acerca da definição de fundo de arquivo a partir do seu posicionamento hierárquico, em que a unidade da função está situada no topo da organização, ao contrário da visão maximalista, em que o nível de competência dos fundos é muito baixo.
( ) Para evitar falhas na identificação de um fundo de arquivo, segundo Duchein (1983), é importante considerar alguns critérios essenciais, tais como: o organismo produtor deve possuir atribuições precisas e instáveis, definidas por uma lei ou regulamento; e deve-se ter um chefe responsável pelo arquivo, não necessariamente com poder de decisão, mas que seja capaz de estabelecer critérios de gerenciamento dos acervos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O conjunto de documentos organicamente vinculados às entidades que os produziram e podem representar uma parcela significativa do patrimônio cultural de uma cidade ou instituição define
Em um setor de Recursos Humanos, encontramos grande volume e diversidade de documentos, tais como registro de pagamento de salários, registro de frequência dos funcionários, de férias, dos encargos sociais, manual de RAIS, manual de CLT, Diário Oficial, Coleção IOB, entre outros.
Dentre eles, são considerados documentos com relação orgânica, ou seja, com caráter arquivístico:
Observe os seguintes exemplos de documentos judiciais:
I – certidão de trânsito em julgado;
II – pauta de julgamento;
III – recurso.
Esses exemplos são, respectivamente, dos seguintes tipos:
O fato de os arquivos refletirem não apenas a estrutura, mas as funções e atividades das entidades produtoras, sejam elas públicas ou privadas, justifica um dos elementos que os definem:
Podem ser eliminados, na Justiça do Trabalho, depois de cumpridos os respectivos prazos de guarda temporária, os processos que têm por assunto
A complexidade da estrutura hierárquica de muitos organismos, aliada às alterações em suas competências ao longo do tempo, tornam particularmente penosa, segundo Michel Duchein, a tarefa de identificar
A linguagem predominante de um documento define
Na gestão de conhecimentos existe a preocupação de garantir que conhecimentos únicos, frutos de experiências reais e de grande importância para a empresa, não se percam e sejam úteis para a equipe. Os conhecimentos podem se dividir em categorias, e existem padrões de criação que formam uma espiral do conhecimento contínua.
Uma experiência profissional passada por meio de treinamentos ou instruções práticas, com compartilhamento de experiências, é um exemplo de troca de conhecimento:
A preservação de documentos arquivísticos digitais deve estar associada a um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). O Conselho Nacional de Arquivos estabelece diretrizes para a implementação desses repositórios, de forma a garantir a credibilidade dos documentos, a qualidade de um documento ser o que diz ser e o fato de estar livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.
É correto afirmar que o que descreve essa característica é:
A tipologia documental, também chamada por alguns teóricos de diplomática contemporânea, é uma área nova, produto de uma revisão do desenvolvimento e da atualização dos princípios formulados pela diplomática clássica.
Tem como parâmetro conceitual a identificação do tipo, cuja fixação depende primeiramente do(a)
Para uma melhor gestão da informação e da documentação, é fundamental conhecer as diferenças entre espécie documental e tipo documental.
Assinale a afirmativa que apresenta uma característica de TIPO DOCUMENTAL.
Códigos de classificação, guias, índices e outros instrumentos permitem identificar, para cada componente de um fundo, seu contexto
Cada elemento utilizado para pesquisar, identificar e localizar descrições arquivísticas − seja nome, termo, palavra-chave, expressão ou código − configura
Por serem rotineiras, em sua maioria, as ações administrativas determinam a formação de