A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
Uma comunicação interna para divulgação de processos políticos decisórios é uma comunicação pública.
A notícia publicada por um veículo jornalístico da grande imprensa apresenta como características o ineditismo e a proximidade com o leitor.
Ao planejar a estratégia editorial de um house organ, a assessoria de comunicação de um órgão público, em relação a essas duas características, deve levar em conta:
Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A atividade de relações públicas privilegia a administração participativa, embora as inter-relações presentes, os interesses internos e externos e os públicos sinalizem que esse cargo se reverte de dificuldades pelas inúmeras variáveis manifestas.
Sobre o conceito de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:
1.O conjunto de instrumentos de comunicação interna inclui os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o house organ.
2.A comunicação interna pode ser avaliada por meio de pesquisas e indicadores, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.
3.No monitoramento do ambiente interno de uma organização realizado mediante a análise SWOT, são avaliadas as oportunidades e forças de uma ideia, de um projeto ou de um produto.
Assinale a alternativa correta.
A comunicação interna é um dos grandes desafios de todas as organizações. A respeito do processo de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:
1.Não se restringe à comunicação descendente, incluindo a comunicação horizontal e a comunicação ascendente.
2.Comunicação descendente é a característica principal do fluxo democrático de informações de uma empresa.
3.Tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.
Assinale a alternativa correta.
A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue
os itens subsequentes.
É papel do assessor jornalista defender, na alta administração, a manutenção da compreensão mútua entre todos os grupos ligados à organização, de forma direta ou indireta.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
Stakeholders é o termo utilizado para definir o público interno de uma organização: empregados, servidores, gerentes e diretores.
A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue
os itens subsequentes.
Um release padrão de uma palestra é constituído de currículo e fotos do palestrante, sugestões de pautas, programação, localização de salas, estandes e coordenação de eventos.
Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna — como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises — e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Uma rede social interna de uma organização, que conta com a participação exclusiva de seus funcionários, constitui um caso de Comunicação:
A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue
os itens subsequentes.
Para o enfrentamento de crises, o sistema de inteligência da empresa deve adotar mecanismos que permitam o conhecimento detalhado dos veículos de imprensa, a capacitação das fontes e a estrutura de comunicação.
Segundo Gaudêncio Torquato “um dos modos eficientes de planejar a comunicação na administração pública é espelhar seus programas em um leque de funções". Assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue
os itens subsequentes.
Faz parte da rotina de uma assessoria de imprensa a edição de periódicos destinados aos públicos internos e externos, como boletins e jornais, os chamados house organs.
Com relação a imagem e identidade institucionais, julgue os itens seguintes.
Identidade institucional é a forma como os públicos de
interesse percebem uma referida instituição, empresa ou
corporação.