Com relação às teorias da motivação, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. Na teoria da hierarquia de necessidades de ________, comumente representada graficamente por uma pirâmide, apresentam-se, na base, as necessidades ________ e, no topo, as necessidades de ________. Já na teoria ________, proposta por ________, a satisfação e a insatisfação estão relacionadas a fatores ________ e motivacionais.
Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece. I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente. II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização. III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.
Em uma equipe de trabalho de quatro pessoas, o funcionário A é objetivo e prático - como A afirmou, “quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer, sou eu”. O funcionário B prefere verificar todos os fatos e números para evitar erros e inconsistências com as políticas organizacionais. O funcionário C tende a não impor seus pontos de vista, buscando obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões – influenciando a equipe a buscar mais informações antes de as decisões importantes serem tomadas. O funcionário D, o mais experiente do grupo, abraça as novas ideias e busca recursos para implementá-las.
Os papéis que A, B, C e D desempenham na equipe são, respectivamente, de:
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue o item
A teoria X de McGregor afirma que a administração deve promover a organização dos recursos da empresa no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos.
Acerca de processos licitatórios e de gestão de contratos, julgue o item
A modalidade de pregão poderá ser utilizada para a aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja seu valor.
Entre os estilos de liderança apontados pela literatura, aqueles que se caracterizam como liderança situacional, fundados no modelo de Fiedler, sustentam que
Julgue o item. As equipes de trabalho são uma forma eficaz de os dirigentes promoverem a democratização de suas empresas e aumentarem a motivação dos funcionários.
Para a criação de equipes eficazes, é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.
É uma variável de composição da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:
O gerente de uma equipe de pessoas altamente qualificadas é conhecido por dar total liberdade aos membros da equipe para decidirem e executarem suas tarefas. Ele afirma que “meu grupo tem capacidade, motivação e maturidade para realizar o trabalho; meu papel é disponibilizar as informações e os recursos de que eles necessitam”.
O estilo de liderança desse gerente é:
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue o item
De acordo com a teoria de dois fatores de Herzberg, a insatisfação no cargo decorre do descumprimento dos fatores higiênicos.
Quanto às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item
A departamentalização geográfica enfatiza a coordenação dos aspectos de planejamento, execução ou controle da organização como um todo.
A cultura organizacional é um conjunto de valores composto por fatores como crenças, pressupostos e padrões de comportamentoque fundamentam uma organização e são compartilhados por seus membros. Algumas características sintetizam os aspectosbásicos que formam a essência da cultura corporativa, como inovação, atenção aos detalhes, orientação aos resultados,foco nas pessoas ou equipes, agressividade e estabilidade. A orientação para os resultados é o grau em que
Pedro, funcionário de uma organização pública, não se mostra satisfeito com o trabalho. No entanto, seu chefe reconhece que ele desempenha suas atribuições com responsabilidade e com a qualidade exigida. Quando perguntado por que continua a trabalhar na organização, em vez de buscar outras oportunidades, Pedro respondeu: “Não procuro outro emprego porque ganho bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento”.
O comprometimento de Pedro em relação à organização é do tipo:
A conhecida pirâmide de Maslow, das necessidades humanas, norteia parte das teorias motivacionais direcionadas às organizações. Na base essa pirâmide, figura a necessidade humana
Com base no texto a seguir e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Pedro atua no setor de planejamento de uma universidade federal. Recentemente foi chamado pelo dirigente do setor para liderar a equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição. O dirigente escolheu Pedro, pois descobriu que ele tem especialização em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos. I. A escolha do dirigente foi acertada, pois considerou as habilidades técnicas, humanas e conceituais de Pedro. II. A escolha do dirigente faria sentido se, além das habilidades demonstradas, ele possuísse também habilidades humanas. III. No texto fica claro que Pedro possui habilidades técnicas para atuar na equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição.