Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.
I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.
II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.
III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.
IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.
V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.
Estão corretas SOMENTE
Sobre o clima organizacional é INCORRETO afirmar que
Julgue os itens a seguir, relativos a eventos em organizações
públicas ou privadas.
As normas de cerimonial e protocolo orientam a forma de organização das atividades oficiais de um município, estado ou país, bem como as relações internacionais. Fazem parte dessas normas orientações acerca da composição oficial de uma mesa de autoridades, do uso adequado de bandeiras e da ordem de fala das pessoas presentes em eventos oficiais.
Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue
os itens a seguir.
Por meio do clima organizacional, demonstra-se como as práticas estratégicas, gerenciais e administrativas moldam o comportamento das pessoas.
No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo.
I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.
II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.
III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.
IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.
V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.
Está correto o que se afirma APENAS em
Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.
Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.
Para atender às demandas mais instáveis e urgentes da organização, Paulo deve utilizar a rede formal de comunicação.
Acerca da administração pública, julgue os itens subsequentes.
A oposição da estrutura informal à estrutura formal normalmente não gera impactos, pois a vontade e os desejos dos indivíduos, como integrantes da organização, são subordinados aos objetivos dessa organização.
Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização
administrativa, julgue os itens a seguir.
Caso o objetivo do gestor de órgão público seja garantir a coesão do grupo e a comunicação entre os seus membros, ele deve evitar adotar a estrutura de departamentalização matricial.
A técnica de grupo empregada para incentivar o pensamento criativo, e que costuma ser utilizada como a primeira etapa para facilitar a coleta de dados verbais, denomina- se:
As alternativas a seguir apresentam características das abordagens mistas na gestão de conflitos, à exceção de uma. Assinale-a.
Com relação à concepção neoliberal do Estado não é correto afirmar que:
Bennis procura enfatizar as diferenças fundamentais entre os sistemas mecânicos e os sistemas orgânicos, típicos de abordagem do Desenvolvimento Organizacional. Constitui uma importante característica de Sistemas Orgânicos:
Novas competências começam a ser exigidas pelas
organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva,
desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de
conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações
com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da
atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades
e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações
interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de
trabalho, julgue os itens que se seguem.
A satisfação com o trabalho resulta de um somatório de elementos, entre os quais se inclui a qualidade das relações humanas vividas no ambiente de trabalho, variável de grande impacto na produtividade.
Novas competências começam a ser exigidas pelas
organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva,
desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de
conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações
com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da
atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades
e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações
interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de
trabalho, julgue os itens que se seguem.
São, geralmente, bem-sucedidos os relacionamentos interpessoais em que as pessoas são capazes de demonstrar suas necessidades e de relacioná-las de modo eficaz ao que os outros têm a lhes oferecer.
Suponha que, na organização Felicidade Ltda., a unidade de recursos humanos (RH) conta com 10 empregados. Nesse setor, o clima organizacional vem-se caracterizando por manifestações de inveja, ressentimentos, inimizades pessoais. As ações que o gerente de RH deve adotar para melhorar o clima organizacional dessa empresa incluem
iniciar um processo de comunicação que exclua o feedback centrado em mentira sobre desafeto.