Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na
unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve
manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior
e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve
supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições
exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas
relações internas e públicas de trabalho.
Considere que, ao se comunicar com seus superiores, Lúcio manipule a informação para que ela seja recebida de maneira mais favorável. Nesse caso, Lúcio cria uma barreira à comunicação eficaz.
Suponha que, na organização Felicidade Ltda., a unidade de recursos humanos (RH) conta com 10 empregados. Nesse setor, o clima organizacional vem-se caracterizando por manifestações de inveja, ressentimentos, inimizades pessoais. As ações que o gerente de RH deve adotar para melhorar o clima organizacional dessa empresa incluem
realizar uma análise organizacional revendo o organograma, os fluxogramas, o estatuto e o regimento interno.
Novas competências começam a ser exigidas pelas
organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva,
desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de
conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações
com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da
atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades
e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações
interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de
trabalho, julgue os itens que se seguem.
Como os efeitos dos conflitos, nos grupos de trabalho, são sempre negativos, os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitarem que se manifestem com freqüência.
Novas competências começam a ser exigidas pelas
organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva,
desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de
conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações
com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da
atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades
e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações
interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de
trabalho, julgue os itens que se seguem.
Nas relações interpessoais, as pessoas devem não só agir com franqueza ao emitir suas opiniões mas também livrar-se da imposição de limites nos relacionamentos pessoais ou profissionais.
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na
unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve
manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior
e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve
supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições
exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas
relações internas e públicas de trabalho.
Lúcio deve levar em conta que os canais de comunicação diferem quanto à capacidade de transmitir informações.
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na
unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve
manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior
e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve
supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições
exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas
relações internas e públicas de trabalho.
As redes de comunicação interpessoal utilizadas por Lúcio no DPF são caracterizadas como redes informais de comunicação, pois ele conhece as pessoas com as quais se comunica.
Novas competências começam a ser exigidas pelas
organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva,
desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de
conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações
com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da
atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades
e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações
interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de
trabalho, julgue os itens que se seguem.
Um dos requisitos atuais de sucesso das organizações fundamenta-se no conceito de inteligência emocional dos gestores.
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na
unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve
manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior
e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve
supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições
exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas
relações internas e públicas de trabalho.
No exercício de sua função, Lúcio deve ater-se à comunicação verbal, pois a comunicação gestual é inexeqüível nas organizações.