O conceito de processo e seu aprimoramento, central e estratégico no modelo CMMI, é articulado em torno de três dimensões críticas, que são: a das pessoas, a dos procedimentos e métodos e a das ferramentas e equipamentos.
Segundo as normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de segurança da informação.
O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.
Um nível de maturidade consiste em práticas específicas e genéricas para uma área de processo, que podem levar a melhorias nos processos organizacionais. Na representação do CMMI por estágios, existem diversos níveis de maturidade. Em um desses níveis os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de alterações de desempenho. A melhoria contínua é obtida com inovações e melhor uso de tecnologias. Objetivos quantitativos de melhoria de processos são estabelecidos, continuamente revisados de acordo com os negócios da organização e usados como critério no gerenciamento. Os efeitos da implantação da melhoria de processos são medidos e avaliados. A melhoria de processos é uma tarefa de todos, não apenas uma ordem específica dos níveis hierárquicos mais altos. Desta forma, é possível que seja criado um ciclo de melhoria contínua dos processos, evitando-se acomodação.
O nível de processo descrito acima é o
Segundo as normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue os itens a seguir, a respeito de gestão de segurança da informação.
Apesar de o CMMI ser adaptável a equipes, grupos de trabalho e projetos, a sua aplicação é restrita a grandes organizações.
Estabelecer e manter uma biblioteca de componentes do processo organizacional que incluem políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo e repositório de métricas , de modo que ela permaneça (re)utilizável, é o objetivo de uma das áreas de processo da categoria gestão do processo do CMMI. Essa área de processo denomina-se
O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. As representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse. Na representação por estágios, o nível onde existe documentação e padronização das atividades de gerenciamento básico e de Engenharia de Software e que possui processos gerencias e técnicos bem definidos com possibilidade de avaliação do processo é:
Na avaliação do modelo CMMI, na representação em estágios,
uma empresa foi enquadrada no nível 3 de maturidade. Podese
concluir que isso ocorreu porque a empresa:
Segundo o modelo CMMI, uma área de processo possui
componentes requeridos, esperados e informativos. A lista que
mostra, respectivamente, um exemplo de cada um deles é:
As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo
Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:
I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.
II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.
III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.
IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade.
V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.
Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações
Em modelos anteriores do CMMI, o alcance de níveis de capacidade e de maturidade prosseguia até o nível 5. Porém, considerando-se que, na organização judiciária, seria implementada a qualidade de software aderente ao modelo do CMMI mais recente, não é possível desenvolver capacidades de processos nos níveis 4 e 5.
No CMMI, a área de processo Gestão Quantitativa de Projeto enquadra-se na categoria Gestão de
O CMMI 1.2 é um modelo de maturidade de melhoria de
processos de desenvolvimento de produtos e serviços, que tem
como característica:
Uma empresa está definindo um conjunto de práticas
relacionadas entre si, pretendendo implementá–las
coletivamente, de modo a satisfazer um conjunto de objetivos
considerados importantes para realizar melhorias significativas
em determinada área. Dentro do modelo CMMI, isso é
chamado de:
Sobre o modelo CMMI, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O principal propósito do CMMI é fornecer diretrizes baseadas em melhores práticas para a melhoria dos processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos e serviços completos, nas fases de concepção, desenvolvimento, aquisição, entrega e manutenção.
( ) O CMMI para Serviços (CMMI-SVC) provê diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar processos de desenvolvimento, podendo ser estendida através da adição para o Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo (IPPD).
( ) Uma constelação é uma coleção de componentes gerada a partir do framework CMMI, que engloba um modelo fundamental, seus materiais de treinamento e a documentação relacionada a avaliações, abrangendo uma área de interesse específica.
( ) Dentre os componentes da estrutura do CMMI, as Metas Específicas correspondem às metas relacionadas a uma determinada área de processo, que descrevem o que deve ser realizado para assegurar que esteja efetivamente implementada.
( ) Dentre as constelações desse modelo, o CMMI para Aquisições (CMMI-ACQ) provê diretrizes para entrega de serviços dentro das organizações e para clientes externos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.