A escala do modelo CMMI, na qual existe uma responsabilidade organizacional para o uso de métodos estatísticos e outros métodos quantitativos para controlar os subprocessos, é chamada de:
Julgue os itens a seguir, com base no CMMI (Capability Maturity
Model Integration), versão 1.2.
Um exemplo de componente informativo é o glossário de termos do CMMI.
Julgue os itens a seguir, com base na comparação dos conceitos de
maturidade propostos pelo COBIT, versão 4.1, e com o CMMI,
versão 1.2.
Diferentemente da representação por estágios do modelo CMMI, no COBIT é possível avançar do nível de maturidade 3 para o nível de maturidade 4 sem ter cumprido todas as condições do nível 3.
Com base no CMMI, assinale a opção correta que apresenta Categoria e algumas de suas Áreas de Processo.
Com relação a CMMi, assinale a alternativa em que constam os níveis de maturidade, em ordem crescente.
No modelo CMMI para Desenvolvimento, versão 1.2, são exemplos de atividades a serem revisadas na Prática Genérica GP 2.9 - Avaliar Objetivamente a Aderência:
Com relação ao modelo CMMI, julgue os itens seguintes.
No nível de maturidade 4 do CMMI, um processo composto por atividades de gerenciamento e engenharia é documentado, padronizado e integrado em um processo padrão da organização. Todos os projetos utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo organizacional para desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços tecnológicos.
Sobre CMMi, considere as seguintes afirmativas:
1. Concede liberdade explícita para selecionar a ordem de melhoria que melhor atende aos objetivos de negócio da organização e atenua as áreas de risco da organização.
2. Baseia-se em uma história relativamente longa de utilização, que inclui estudos de caso e dados que demonstram o retorno do investimento.
3. Permite uma maior visibilidade da capacidade alcançada em cada área de processo.
4. Habilita as organizações a terem um caminho pré-definido com melhoria comprovada.
Assinale a alternativa que apresenta vantagens da representação por estágios.
Segundo o modelo CMMI, versão 1.2, a área de processo denominada garantia de qualidade de processo e produto (GQPP) apoia todas as demais áreas de processo por meio da provisão de práticas específicas para avaliação objetiva do desempenho de processos, produtos de trabalho e serviços frente a descrições de processos, padrões e procedimentos aplicáveis, garantindo o endereçamento de quaisquer questões que surjam a partir dessas revisões. A esse respeito, assinale a opção correta.
Na categoria gestão de processo do CMMI, encontra-se uma área responsável por estabelecer e manter uma biblioteca (re)utilizável de componentes do processo organizacional, incluindo políticas, descrições de processos, modelos de ciclos de vida, critérios e diretrizes para adaptação do processo, repositório de métricas, e demais itens de documentação relacionados. Trata-se da área
Julgue os itens a seguir, com base no CMMI (Capability Maturity
Model Integration), versão 1.2.
O CMMI abrange práticas que cobrem o ciclo de vida do produto, desde a concepção até o momento da entrega, excluindo a manutenção do software.
A respeito de CMMI (capability maturity model integration),
julgue o item que se segue.
Validação, verificação e integração do produto são processos que integram a disciplina de suporte ao processo de software.
Julgue os itens a seguir, com base no CMMI (Capability Maturity
Model Integration), versão 1.2.
Na representação por estágios, uma organização pode estabelecer quais áreas de processo devem alcançar os níveis de capacidade 4 e 5.
O modelo CMMI permite que cada uma de suas áreas de processo seja implementada de forma independente e evolutiva, agrupando suas práticas genéricas e específicas em seis níveis de capacitação. No nível 4 do referido modelo, o processo
De acordo com o modelo CMMI, a área de processo consiste em