Considere que o Tribunal de Justiça está implementando as práticas do ITIL 4 visando a melhorar o gerenciamento de serviços de TI e garantir alinhamento com os objetivos de negócios.
Nesse contexto, a governança organizacional desempenha um papel fundamental na supervisão e orientação das atividades de gerenciamento de serviços. De acordo com o ITIL 4, são consideradas atividades realizadas no âmbito da governança organizacional:
O componente do Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios da organização que deve identificar, acessar e avaliar os requisitos legais e regulamentares relacionados à continuidade de seus produtos, serviços, atividades e recursos é o(a):
Ana trabalha em uma empresa de serviços financeiros onde foi adotado o CMMI. Em uma tarefa recente, ela organizou uma metodologia bem estruturada para medir o tempo de resposta médio de cada processo implementado.
O menor nível de maturidade no qual os resultados da tarefa executada por Ana são um requisito essencial é o nível:
Julgue o item seguinte, a respeito das semelhanças entre os modelos CMMI e MPSBR.
O modelo CMMI varia do nível 1 ao 5, enquanto o MPSBR varia do nível G ao A; no entanto, os níveis G, E e D não existem no modelo CMMI, assim como o nível 1 do CMMI não é definido no MPSBR, sendo correto concluir que os modelos convergem somente em quatro níveis.
A implementação eficaz do ITIL 4 requer uma compreensão abrangente dos componentes do Sistema de Valor de Serviço (SVS). Esses componentes formam a estrutura fundamental para organizações que buscam melhorar seus serviços de TI e proporcionar valor aos seus clientes.
O componente do SVS descrito como "um conjunto de atividades interconectadas que uma organização realiza para entregar um produto ou serviço de valor aos seus consumidores e facilitar a realização de valor" é o de:
O Processo de Acompanhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) possibilita a adoção de procedimentos que orientem a atuação dos atores responsáveis pela execução do PDTIC, no sentido de maximizar a possibilidade de se alcançar as metas planejadas com maiores eficiência e eficácia.
Sobre o processo de acompanhamento do PDTIC, é correto afirmar que:
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) visa a orientar a organização no uso correto de seus recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, visando à melhoria contínua da governança.A equipe de elaboração do PDTIC é responsável por:
Para a adequada implementação do COBIT 2019, é essencial entender seus conceitos e componentes fundamentais.
O componente do sistema de governança fundamental para traduzir o comportamento desejado em orientações práticas para a gestão do dia a dia é o seguinte:
Julgue os próximos itens, referentes à qualidade de software.
No nível organizacional, a equipe de gerenciamento de qualidade de software deve ocupar-se do estabelecimento de um framework de processos organizacionais e padrões que levem a softwares de alta qualidade, ou seja, a equipe deve assumir a responsabilidade de definir processos de desenvolvimento do software e padrões que devem ser usados, bem como elaborar a documentação relacionada.
No processo de acompanhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), os indicadores que são empregados para a mensuração de esforço e refletem a execução, a economicidade e a excelência na realização das ações são indicadores:
A Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) é o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário. Essa Estratégia estabelece que todos os órgãos do Poder Judiciário deverão constituir ou manter um Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e que suas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação deverão constituir e manter um Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.Considerando as competências estabelecidas na ENTIC-JUD, é correto afirmar que o Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação tem entre suas atribuições:
O modelo do CMMI 2.0 está organizado em áreas de prática, que se agrupam em áreas de capacidade, que, por sua vez, são agrupadas em 4 categorias. A área de prática “Resolução e Prevenção de Incidentes” (Incident Resolution & Prevention – IRP) está agrupada dentro da categoria
O Modelo CMMI possui 5 níveis de maturidade.
O nível em que os processos são bem definidos, documentados, compreendidos e integrados em processos-padrão de uma organização é denominado
O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Quanto aos níveis de capacidade e maturidade do CMMI, julgue o item a seguir
Com base no modelo de modalidades de maturidade, uma organização pode priorizar as áreas de processos mais alinhadas com o seu negócio, de forma que sejam desenvolvidas as metas específicas de processos, já que vários processos de diferentes áreas poderão ser melhorados.
Em relação aos níveis de capacidade e maturidade, é correto afirmar que, quando o processo suporta e atinge os objetivos específicos da área de processos mediante transformação das entradas identificadas em saídas, estamos nos referindo ao seguinte nível de capacidade e maturidade do CMMI: