Considere, abaixo, as diferenças comumente apontadas pelos doutrinadores entre cultura e clima organizacional:
I. O clima é passível de avaliação, representando percepções, opiniões e sentimentos, enquanto a cultura contempla aspectos como valores e crenças.
II. O clima, por sua natureza psicológica, é mais enraizado na organização, sendo assim de mais difícil modificação que a cultura.
III. A cultura apresenta aspectos apenas formais e fechados, enquanto o clima apresenta apenas aspectos informais e abertos.
Está correto o que consta APENAS em
Segundo Edgar Schein, cultura organizacional pode ser vista como um 'conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna' (apud, ROBINS. S. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005). Nesse diapasão, entre os níveis fundamentais da cultura organizacional, os denominados pressupostos básicos correspondem
Cultura e clima organizacional correspondem a conceitos e fenômenos largamente estudados, em face do seu impacto nas organizações, com reflexos evidentes nos resultados obtidos. Nesse diapasão, a literatura aponta que
O comprometimento no trabalho é uma competência valorizada nas organizações e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.
O comprometimento com o trabalho na organização relaciona-se diretamente com o conhecimento da cultura organizacional e com a motivação.
A perpetuação da cultura organizacional pode acontecer de várias formas, até mesmo mediante um “grito de guerra”. Assinale a alternativa que apresenta o componente da cultura organizacional que comporta esse tipo de atitude.
No Brasil, as descobertas da síndrome do trabalho vazio entre bancários, da paranoia entre digitadores, da histeria em trabalhadores
de creches e do burnout em educadores foram alcançadas por meio de um método de investigação utilizado para identificar
quadros psicopatológicos associados a determinadas categorias profissionais. A partir desta elucidação, considere:
I. Este método estuda a distribuição, determinação e modos de expressão, para fins de planejamento, prevenção e
produção de conhecimento, de qualquer elemento do processo saúde/doença em relação à determinada população.
II. Há o entendimento de que o sofrimento psíquico e a doença mental ocorrem quando, e apenas quando, afetam esferas
da nossa vida que são significativas, geradoras e transformadoras de significado, como por exemplo, a esfera do trabalho.
III. A relação deste método de investigação com o, chamado hoje, campo da saúde do trabalhador se faz a partir da obra de
Ramazzini, a primeira publicação sistematizada sobre os efeitos do trabalho nos processos de adoecimento dos
trabalhadores.
IV. O modelo da determinação social da doença, com a aplicação dos conhecimentos das ciências sociais, empobreceu este
método de investigação, com contribuições que não permitiram comprovar o caráter social do processo saúde/doença.
V. A concepção monocausal, que se deu apenas a partir da 2a
guerra mundial, tem se apresentado como marco explicativo
predominante em substituição ao paradigma multicausal, favorecendo a aplicação da epidemiologia no campo da
saúde/doença mental.
Está correto o que consta APENAS em
Ao decidir mudar um modelo de gestão de uma organização, o gestor precisar estar ciente de que a adaptação simultânea da cultura organizacional será um fator fundamental para o sucesso dessa empreitada.
Com base nisso, caso um gestor decida implementar um modelo de gestão por processos em organização, espera-se que determinadas características da cultura organizacional sejam visadas, como
Os componentes da cultura organizacional que englobam as crenças e os princípios que orientam as decisões estratégicas da organização são definidos como
Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito
A cultura de uma organização é expressa em níveis distintos e suas manifestações podem ser visíveis ou explícitas, ou invisíveis ou tácitas. São exemplos de artefatos de comunicação organizacional visíveis
Em relação à cultura organizacional, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
I. É o que compartilham alguns integrantes de um grupo social.
II. É um sistema de vida, crenças e valores aceitos numa organização.
III. É o reflexo do equilíbrio dinâmico e da harmonia da organização.
IV. É um conjunto de propriedades percebidas indiretamente pelos empregados.
A cultura organizacional é um sistema sociocultural, partindo da ideia de que os componentes sociais e estruturais estão completamente integrados à dimensão simbólica e ideológica da organização. Sobre a cultura organizacional pode-se afirmar que:
Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.
A cultura organizacional é importante para as instituições e tem papel fundamental na integração dos colaboradores, porém não interfere no processo de desenvolvimento do capital humano das organizações.
No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.
Os mitos e as narrativas dramáticas de eventos prejudicam a cultura organizacional e devem ser combatidos pelas instâncias de gerência.
Sobre cultura e clima organizacional, assinale a alternativa correta.