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Analise as assertivas abaixo acerca da temática “Cultura Organizacional", considerando-as verdadeiras “V" ou falsas “F":

( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.

( ) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.

( ) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização.

( ) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos.

( ) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

O administrador pode não ter autonomia para intervir e modificar a cultura organizacional de uma instituição, todavia pode ter condições de alterar e melhorar o clima organizacional de seu departamento, da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nos fatores que o determinam. Entre os elementos que interferem no clima organizacional, citam-se:

A respeito do comportamento organizacional, do clima e da cultura organizacional no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Clima organizacional relaciona-se à percepção de funcionários da organização sobre o sistema de punição por ela imposto para coibir práticas de corrupção e má gestão.

Julgue o item subsequente, referente a organização e sua estrutura

Nas culturas adaptativas, são levados em consideração os desejos e interesses de todos os stakeholders.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

Os aspectos informais e ocultos são os mais difíceis de miudar na cultura de uma organização. Entre esses, estão os sistemas de valores das pessoas, suas percepções da realidade, suas crenças e seus preconceitos.

O clima interno de uma organização representa:

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Além disso, é constituída de aspectos formais e abertos, informais e ocultos. Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que

Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.

Para a verificação da validade dos procedimentos de seleção sem necessariamente realizar avaliações de desempenho junto aos servidores ocupantes de postos gerenciais, podem-se analisar os resultados de pesquisas de clima psicológico, de satisfação no trabalho ou de qualidade de vida no trabalho.

Julgue o item subsequente, referente a organização e sua estrutura

Os artefatos constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional.

Acerca da cultura organizacional, julgue o item seguinte.

As culturas organizacionais adaptativas dão importância tanto a clientes e acionistas quanto aos empregados.

No que concerne à cultura organizacional, de acordo com os principais aspectos abordados pelos doutrinadores, tem-se que


A categoria mais profunda de manifestação cultural em uma organização é a de valores. São as crenças e os conceitos básicos numa organização, fundamentais para a sua identidade, posicionamento no mercado e desempenho.

Para reforçar que honestidade é um valor fundamental para a identidade da empresa, seu gerente deverá utilizar um rito de

O conceito de inovação aberta vem se popularizando no meio empresarial. Esse conceito tem como base a utilização do conhecimento gerado externamente pela empresa, oxigenando os processos de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços. Essa prática torna ainda mais presente a interação entre as organizações e seus ecossistemas como forma de gerar diferenciais competitivos Um exemplo de inovação aberta é o(a)

No que tange à cultura organizacional, a frase “as pessoas aqui tomam conta umas das outras, como em uma família" expressa

Considere as definições abaixo. I. Significado afetivo da ligação do indivíduo com seu contexto de trabalho. II. Conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional. As definições I e II são, respectivamente,

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