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Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.

Na cultura organizacional, os membros organizacionais devem ensinar, uns aos outros, valores, crenças e comportamentos, por meio de mecanismos que incluem o design de espaço físico, os slogans, os critérios de promoção e símbolos de status.

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.

Considerando que o setor competente de determinado órgão público decida pela realização de pesquisas de clima e cultura organizacionais como forma de reunir informações para o planejamento de um novo programa de gestão de desempenho organizacional e individual, julgue os itens que se seguem.

Por ser considerada um fenômeno perceptual esporádico e compartilhado pelos indivíduos da organização, a pesquisa de clima organizacional deverá ser aplicada periodicamente em todos os servidores.

Considerando que o setor competente de determinado órgão público decida pela realização de pesquisas de clima e cultura organizacionais como forma de reunir informações para o planejamento de um novo programa de gestão de desempenho organizacional e individual, julgue os itens que se seguem.

A investigação dos valores em uso na organização deve objetivar obter respostas aos seguintes questionamentos: Qual a relação do órgão com o ambiente externo? Quem define o que é verdade e mentira no órgão? Qual conceito de ser humano domina? Como o trabalho é organizado? São cooperativas ou competitivas as interações no trabalho?

Acerca da cultura organizacional, julgue o item seguinte.

Em uma instituição, a arquitetura, os móveis, o espaço físico e até mesmo a decoração compõem a cultura organizacional.

A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. Sobre os tipos de departamentalização, pode-se afirmar:

“Um acontecimento importante na Companhia Walt Disney é o “Gong Show". Três vezes ao ano, os executivos organizam eventos pelo país, nos quais qualquer empregado, até o nível de secretárias, zeladores e pessoal da sala de correspondência, pode tentar vender ideias para vídeos aos executivos de alto escalão" (DAFT, 2008, p. 353). A respeito dos estudos de cultura organizacional a partir da prática descrita, é INCORRETO afirmar:

Os executivos devem considerar os mecanismos pelos quais seus funcionários aprendem a se comportar da forma que melhor beneficia a organização. Nesse sentido, a recompensa e o reforço são ferramentas comumente utilizadas na modelagem do comportamento dos indivíduos. Levando em consideração as tipologias de recompensa e de reforço, assinale a alternativa correta.

As organizações mudam e inovam seus processos para poderem se adaptar e sobreviver em um ambiente instável. Uma mudança incremental significa uma série de progressões contínuas que mantêm o equilíbrio geral da organização e, muitas vezes, não afetam a sua totalidade. Nesse sentido, é correto afirmar que a mudança incremental:

Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

A avaliação de cargos é o processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de colocá-los em uma ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Marque nas alternativas abaixo a resposta que identifica uma técnica de avaliação de cargos.

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.

A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue o próximo item.

Atualmente a cultura organizacional tem conquistado espaço na pauta de todas as organizações, uma vez que sua influência sobre o trabalho das equipes é muito grande. A cultura organizacional é a manifestação de valores, rituais, crenças e normas adotados pela instituição.

São aspectos formais e abertos da cultura organizacional:

Os pesquisadores Zanelli e Bastos (2004 ), defendem que as atividades realizadas pelo psicólogo organizacional implicam em diferentes níveis de intervenção. "Um primeiro nível, mais superficial, é o técnico, em que o profissional se responsabiliza por intervir em processos a partir de instrumentos e procedimentos conhecidos ou disponíveis. Um segundo nível- o estratégico- inclui a possibilidade do profissional participar das estratégias que incorporam aquela atividade específica. Finalmente, o terceiro nível, indica a possibilidade de intervenção no plano da formulação de polrticas globais para a organização, que se desdobram em ações estratégicas e técnicas congruentes." ZANELLI, J. C.; BASTOS, A. V. B. Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (orgs). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: ArtMed, 2004, p. 479. Considerando os níveis de intervenção da psicologia organizacional propostos por Zanelli e Bastos (2004), o psicólogo que entra em exercício na área de gestão de pessoas de uma Instituição Federal de Ensino (IFE) e pretende atuar no nível estratégico e na formulação de políticas globais desta instituição antes de intervir precisa:

1) Conhecer o Plano de Desenvolvimento Institucional da IFE e estudar a fundo o Planejamento da Estratégico da IFE, ou seja, compreender a metodologia utilizada no planejamento, os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores diretamente relacionados às áreas de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);

2) Identificar a legislação externa e interna que normatiza os processos de avaliação de desempenho e capacitação e que normatizam as intervenções relacionadas à área de QVT;

3) Compreender a estrutura organizacional da instituição, organograma, as instâncias de decisão e a as regras para escolha dos cargos de gestão;

4) Identificar as principais críticas - oriundas, por exemplo, de grupos de servidores ligados ao sindicato e/ou outros grupos de oposição à atual gestão- que atual gestão da IFE sofre em relação às suas políticas de gestão de pessoas; e

5) Contatar outras I FEs reconhecidas por boas práticas na área de Desenvolvimento de Pessoas e QVT;

Sobre os conceitos abordados nos 5 itens listados acima, assinale a alternativa INCORRETA dentre as mostradas abaixo.

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