Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue
os itens que se seguem.
Uma forma de gerenciar mudanças nas organizações consiste em criar uma cultura de constante adaptação — reativa e proativa — às pressões e transformações sociais e ambientais nos contextos interno e externo.
A Cultura Organizacional compreende um conjunto de elementos que determinam o modo como os integrantes da organização percebem, avaliam e se comportam no cotidiano de trabalho. A partir desse conceito, podemos afirmar que a Cultura Organizacional:
O elemento da cultura organizacional que se caracteriza por narrativas de fatos ocorridos e que informam sobre o passado da organização, objetivando reforçar comportamentos desejáveis para o presente, é o:
São importantes elementos da Cultura Organizacional:
O clima organizacional refere-se às interpretações
Para Kurt Lewin, a mudança organizacional é um processo que possui três fases: descongelamento, movimento e recongelamento. O movimento é a fase no processo de mudança na qual os líderes
Em relação a clima e cultura organizacional e gerenciamento de
conflitos, julgue os itens a seguir.
Valores como a experiência subjetiva individual simbolismos e diversidade.
Com relação aos conceitos de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.
Sob a perspectiva do simbolismo organizacional, as organizações são culturas de constantes trocas de conhecimentos.
Por meio do modelo de valores concorrentes, definem-se quatro tipos de cultura organizacional: clã, hierarquia, mercado e adhocracia. A adhocracia caracteriza-se por atribuir forte valor
A auditoria cultural é uma ferramenta para
Sobre a cultura organizacional, analise:
I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.
II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.
É correto o que consta APENAS em
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dimensão cultural indicada nos estudos de Geert Hofstede.
As culturas organizacionais são baseadas
Sob a perspectiva da administração comparativa, as organizações são consideradas produtoras de artefatos ou elementos culturais.