Assinale a alternativa que apresenta uma definição de comportamento de cidadania organizacional.
Ritos, rituais e cerimônias fazem parte da cultura de uma organização, sendo atividades que têm consequências práticas expressivas e visíveis, tornando a cultura mais presente, de forma concreta, na vida das pessoas.
Com relação ao papel e ao impacto da cultura organizacional,
julgue os próximos itens.
A cultura organizacional é um conjunto de padrões, crenças e
valores importantes para orientar e moldar o comportamento
organizacional.
Na etapa de elaboração do planejamento estratégico é preciso considerar todos os fatores que integradamente deverão construir o comportamento da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o fator que se refere ao comportamento dos administradores e funcionários e sua ética de trabalho.
Na cultura organizacional, os valores representam elementos fundamentais nos quais a organização baseia sua conduta.
Analise as afirmativas abaixo, indicando C para certa e
E para errada. A seguir, assinale a opção que indica a
sequência correta.
( ) Todas as organizações desenvolvem uma cultura.
( ) O elemento mais simples e mais explícito da cultura é a linguagem.
( ) Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver.
( ) Artefatos e comportamentos são elementos da cultura que dificilmente se revelam.
Em certas companhias, normas e valores culturais enfatizam a importância de descobrir novos materiais e tecnologias, visando a desenvolvê–las em novos produtos, enquanto outras estão voltadas para a alta qualidade dos produtos. Os elementos superficiais da cultura são os principais meios pelos quais as normas e os valores culturais são comunicados de uma pessoa para outra. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Ritos” representa ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Heróis” são histórias imaginárias que ajudam a explicar os significados heroicos dos fundadores.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Cerimônias” representa eventos especiais que celebram os mitos, heróis e símbolos.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Símbolos” representa objetos, ações ou eventos que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Linguagem” representa um conjunto de atividades cerimoniais com propósitos predeterminados.
Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Uma cultura organizacional estabelecida com base em atitudes rígidas e controladoras serve aos interesses da racionalidade econômica e favorece o desenvolvimento de patologias do comportamento nos membros da equipe de trabalho.
O fato de os dirigentes de uma organização priorizarem o produto final em detrimento das técnicas e procedimentos empregados para o seu alcance indica uma cultura organizacional orientada para
A cultura organizacional apresenta seis características principais: regularidades nos comportamentos observados, normas, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional. As regularidades nos comportamentos observados, referem-se às interações entre os participantes caracterizadas por uma linguagem comum, terminologias próprias e
A cultura organizacional pode ser avaliada por meio de muitas dimensões. Ao expor o perfil de cada um dos tipos de cultura, um pesquisador deverá destacar que, na cultura
A cultura organizacional pode ser classificada como adaptativa e não adaptativa. A classificação adaptativa diz respeito àquelas culturas organizacionais
Os costumes, as tradições e a maneira usual de fazer as coisas em uma organização dependem muito do que foi feito antes e do grau de sucesso que foi então alcançado. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Não se pode ignorar os aspectos potencialmente
disfuncionais da cultura, que afetam a eficácia da
organização. Sobre esse assunto, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A cultura torna–se um passivo quando os valores
compartilhados não estão em concordância com
aqueles que poderiam melhorar a eficácia da
organização.
( ) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam
as decisões sobre aquisições e fusões estavam
relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia
de produtos e não levavam em consideração a
compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou.
( ) A cultura torna–se um passivo quando nas
aquisições e fusões as culturas das empresas
tiverem compatibilidade entre si.
( ) A cultura tornar–se–á um passivo quando, na
contratação de novos funcionários, esses não
buscarem se enquadrar à organização, isto é, não
aceitarem os valores essenciais da cultura
organizacional.
( ) A cultura torna–se um passivo quando limita a
amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo
pressão sobre a conformidade dos funcionários.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à mudança e à cultura organizacional.
I. A cultura organizacional constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar
com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças,
comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas,
representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar.
II. Toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação, que podem ser comparados
com um iceberg: artefatos – refere-se à primeira camada (mais fácil de decifrar) e é
representada por produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros da
organização, bem como pelas atitudes visíveis das pessoas; valores compartilhados –
representam as filosofias, estratégias e objetivos; pressuposições básicas – diz respeito às
crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas
de valores e ações).
III. Mudança organizacional significa a adoção de uma nova ideia ou um novo comportamento
por uma organização. O Desenvolvimento Organizacional (DO) é o processo estruturado
para a mudança planejada dos aspectos estruturais e comportamentais nas empresas,
com a finalidade de otimizar os resultados anteriormente estabelecidos nos planos
estratégicos, táticos e operacionais.
IV. Existem quatro tipos de mudanças dentro das organizações: mudanças na estrutura
organizacional – redesenho da estrutura; mudanças na tecnologia – redesenho do fluxo de
trabalho, novas máquinas e equipamentos; mudanças nos produtos ou serviços – criação
e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e mudanças nas pessoas e na cultura
organizacional – novos paradigmas culturais.
V. A resistência à mudança significa um comportamento contrário às mudanças. Geralmente,
a resistência pode ser consequência de aspectos: lógicos – coalizões políticas e desejo de
manter os colegas atuais; psicológicos – custos pessoais, interesses pessoais como o
desejo de não perder regalias; e sociológicos – falta de confiança nas outras pessoas,
necessidade de segurança e de status quo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as assertivas.