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Entre as principais características do modelo de administração burocrática estão:

O modelo burocrático teve papel fundamental na Administração Pública, estando até a atualidade presente em diversas instituições brasileiras.

Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação

O serviço cartorial em que o tabelião confirma a autenticidade ou a semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento é chamado de

No Brasil, a Administração Pública pode ser compreendida e analisada conforme três grandes modelos: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Neste contexto, o modelo focado nos princípios de formalização e profissionalismo, fazendo uso de hierarquias bem definidas é chamado de:

Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é:

Antônio Augusto Prates, em sua obra Administração Pública e burocracia estabelece diversas características sobre a Administração Burocrática racional legal. Os itens abaixo fazem parte do rol dessas características EXCETO:

A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.

II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.

III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.

IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.

V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.

Pode-se analisar a política organizacional de maneira sistemática, focalizando a atenção nas relações entre interesses, conflito e poder. A expressão "Devemos fazer deste jeito" está relacionada a que maneira de resolver tensões?

A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.

A liderança racional (ou burocrática) pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com o intuito de assegurar a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Teoria da Burocracia. I. As disfunções da burocracia são características básicas da burocracia e que existem dentro de um amplo espectro ou de um continuum. II. O caráter formal é decorrente de comunicação feita por escrito, a fim de assegurar sua documentação e comprovação. III. A autoridade tradicional se verifica quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque esta sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Está correto o que se afirma em:

Na Escola Clássica da Administração, foi possível debater o caráter formal das organizações e suas principais características. Uma das principais contribuições foi a de que a organização formal é baseada em leis e na racionalidade na formulação dessas leis. Assim, as características das organizações foram definidas como formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Assinale a alternativa que apresenta o nome do principal responsável por essas contribuições.

Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

A crença na racionalidade técnica, na especialização funcional, na hierarquia e na estrutura formal constitui um ponto de intersecção entre as seguintes abordagens da Teoria das Organizações:

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