No Brasil colonial, o que levou o Marques de Pombal a transferir a capital da colônia, de Salvador para o Rio de Janeiro foi:
O primeiro tratado assinado entre Portugal e França (1713-1715), estabelecia que o rio Oiapoque no extremo norte da colônia, seria o limite de fronteira entre o Brasil e Guiana Francesa. Esse tratado foi:
Os escravizados jamais abriram mão de serem agentes e senhores de suas vidas. Em primeiro Lugar, criaram entre si laços de afeição, associações religiosas e sociais, e redes. Viajantes anotaram que os cativos estabeleciam relações ternas com esposas e filhos dos senhores, e mantinham solidariedade com os "malungos, nome dado aos companheiros de viagem pelo Atlântico.
SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa, M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Além dos laços afetivos e formação de associações, os escravizados negros no Brasil colonial reagiram ao cotidiano violento através de(da):
No Ensino de História, ao se trabalhar a temática “vilas e cidades no Brasil colonial” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
“Não bastasse a ferocidade dos quilombolas, uma inquietude nova e constante acrescentava-se ao percurso dos viajantes em trânsito: o medo dos ataques das quadrilhas de salteadores formadas por homens livres brancos, mamelucos, mulatos ou negros alforriados. [...] O mais célebre grupo de salteadores das Minas, a quadrilha da Mantiqueira, agia no alto da serra, perto do trecho que o Caminho Novo se bifurcava na vila de São João del Rey e em direção a Vila Rica. [...] A quadrilha [...] só foi desbaratada com muito esforço, por volta de 1783, pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, então comandante do destacamento do Caminho Novo. [...]"
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 120-1.
Tomando o trecho como referência, em relação à ocupação populacional das minas no século XVIII, é correto afirmar que
Leia as afirmativas a seguir: I. A função das colônias dentro do antigo sistema colonial era abastecer de produtos tropicais o mercado europeu. Isso fez com que no Brasil a ocupação territorial se arrastasse inicialmente pela costa marítima. Os colonizadores só se dirigiram para o interior quando o incremento da atividade canavieira o exigiu. II. No Brasil, a grande extensão territorial era desproporcional ao número reduzido de colonos disponíveis, favorecendo a adoção do trabalho escravo nos períodos colonial e imperial, que existia residualmente em algumas regiões europeias. III. A colonização de todo o continente americano, inclusive a do norte da América inglesa, obedeceu à lógica do sistema colonial. Este baseava-se no pacto colonial, segundo o qual caberia aos comerciantes reinóis o privilégio de intermediarem o comércio das colônias. IV. A lógica da empresa mercantilista, que tinha como fim o acúmulo de numerário, em busca de uma balança comercial favorável, fez instituir-se ao longo do Brasil imperial formas de ocupação e exploração altamente depredatórias e extensivas. Marque a alternativa CORRETA:
A respeito das razões para a capitania de São Vicente iniciar as atividades exploratórias conhecidas como Bandeiras, assinale a alternativa correta:
Durante o período colonial no Brasil inúmeras revoltas ocorreram nas, então, capitanias. A seguir, assinale qual das alternativas apresenta corretamente essas revoltas:
No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue o item.
Pelo Tratado de Madri, de 1750, a Espanha aceitou a posse portuguesa do Mato Grosso, da Amazônia e da margem oriental do rio da Prata.
O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.
Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.
A construção do Forte de São Luís, localizado em uma ilha da baía de São Marcos, resultou da ação do francês Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière.
“Eu, el-rei D. João III, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande e forte na Baía de Todos-os-Santos (...) tenho por bem vos enviar por governador das ditas terras do Brasil".
(Regimento de Tomé de Sousa, 1549).
O documento acima transcrito refere-se a qual momento da história de nosso país?
Analise as sentenças abaixo e a seguir e assinale a alternativa correta. I. Em linhas gerais, a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão de obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas. II. Outras atividades também desempenharam importante papel, coexistindo com aquelas que interessavam mais diretamente à política mercantilista metropolitana. III. Embora a agroindústria do açúcar tenha sido uma atividade estratégica importante para a economia colonial, ela foi colocada em segundo plano já que a cultura cafeeira foi priorizada por conta da farta mão de obra escrava existente à época. IV. A implantação da agroindústria cafeeira articulou a exploração da América e África - esta fornecedora de mão de obra - e ajudou a contornar a crise do comércio oriental, num período em que o monopólio português das especiarias orientais era posto em xeque pelos holandeses e ingleses. Estão corretas as sentenças:
Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue o próximo item.
O movimento das bandeiras, que promoveu a interiorização do Brasil, se deu com a adoção de práticas violentas contra os nativos indígenas, o que motivou atritos entre os bandeirantes e as ordens jesuítas.
Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue o próximo item.
A ocupação das Alagoas, ao sul da Capitania de Pernambuco, se deu com a instalação de entrepostos de suporte para a exploração e o armazenamento do pau-brasil e foi impulsionada pela instalação dos engenhos para a produção de açúcar na região.
Julgue o próximo item, acerca da formação territorial e de questões ambientais brasileiras.
O mapa a seguir representa o traçado da linha de Tordesilhas, resultante do tratado que estabeleceu os limites da ocupação espanhola e portuguesa nas Américas e foi a referência inicial para a configuração do território brasileiro, completada ainda ao tempo do Império com a anexação do território do Acre.
