Sistema colonial é o conjunto de relações de
dominação e subordinação envolvendo
metrópoles e colônias durante a época moderna.
Relações mantidas entre áreas metropolitanas e
áreas periféricas eram diretas e exclusivas.
Assinale a alternativa que indica o papel da
colônia dentro desse sistema:
Durante o período colonial no Brasil vários tratados entre a coroa portuguesa e a coroa espanhola foram assinados com a intenção de se fixar as fronteiras e o domínio do território. Um desses tratados foi o Tratado de Madri (1750) que tinha por princípio o direito romano de propriedade, uti possidetis, ita possideatis, que entende que a posse de algo se faz pelo uso a ele aplicado ou não. Assinale a alternativa que corresponda a como tal principio romano influenciou no que hoje conhecemos como Mato Grosso:
A configuração territorial da América portuguesa colonial foi alcançada por meio de um processo histórico dinâmico, iniciado no século XVI. A respeito desse tema, julgue o item.
As capitanias hereditárias foram concedidas a militares portugueses, que recebiam as doações como reconhecimento por serviços prestados à Coroa, bem como para reforçar a defesa do território colonial e facilitar a sua exploração.
No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue o item.
A linha divisória entre Portugal e Espanha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas não abrangia o Pacífico, mas apenas o Atlântico.
Quando a divisão do nosso país em Capitanias Hereditárias, as terras que atualmente compõem o território fluminense, ficaram divididas entre que Capitanias?
África e América foram incorporadas à história ocidental a
partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do
início dos tempos modernos. O processo de exploração
colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e
política que, na Europa, caracterizava a transição do
feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor
geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança
africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do
lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas
nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao
norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,
as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por
toda parte; em certos casos, chegam a constituir os
fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns
segmentos mais importantes da população".
Tendo por referência inicial as informações contidas no texto
acima e considerando aspectos significativos do ensino de
história, da história da América e de suas identidades, bem
como da história africana e de suas relações com o exterior,
julgue os itens de 81 a 90
A colonização do Brasil deu-se, fundamentalmente, por meio da exploração de metais preciosos, seguindo o modelo adotado pela Espanha em suas terras americanas.
Sobre a questão indígena no Brasil a partir do século XVII, assinale a afirmativa INCORRETA.
O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.
Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.
A resistência francesa em defesa da França Equinocial, sob o comando de La Ravardière, impediu a conquista portuguesa do território do Maranhão, fato concretizado às vésperas da Independência do Brasil.
Em 2017 se completam 200 anos da Revolução Pernambucana. Embora o centro das ações tenha sido, como o nome da revolta sugere, em Pernambuco, o Ceará teve participação no processo, mais especificamente o Cariri. Sobre a Revolução Pernambucana, marque o item correto.
Acerca da expedição de Pedro Álvares Cabral, saída de Lisboa em março de 1500, cujo destino foi a colonização do Brasil é correto afirmar que:
A configuração territorial da América portuguesa colonial foi alcançada por meio de um processo histórico dinâmico, iniciado no século XVI. A respeito desse tema, julgue o item.
Com a finalidade de garantir a efetiva ocupação da região de São Vicente, no atual litoral paulista, Martim Afonso de Souza deu início, por ordem da Coroa portuguesa, às concessões hereditárias de terras a portugueses que trazia, com esse objetivo, em sua expedição.
No que se refere a fatores que contribuíram para a configuração do território da América portuguesa colonial, julgue o item.
Com o Tratado de Badajoz, de 1801, a posse da região dos Sete Povos, no oeste gaúcho, passou à Espanha, mas o território foi retomado pelos portugueses em 1816.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas" e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _______________.
Os negros nunca aceitaram passivamente a escravidão. Havia muitas formas de revoltas coletiva e individual. Do ponto de vista histórico, os quilombos foram à estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Sobre fenômeno de constituição dos quilombos no Brasil, pode-se afirmar que:

Com base no mapa, sobre a evolução territorial da América
portuguesa, assinale a afirmativa correta.