As bandeiras de apressamento tornaram-se um grande negócio durante o período do domínio holandês no Brasil (1637-1654). E, acerca das bandeiras de apressamento é adequado afirmar que:
Sobre os Governos Gerais no Brasil responda a Loteria da História, colocando o nº 1 na COLUNA I sempre que o fato se relacionar a Tomé de Sousa, nº 2 na COLUNA II, para fatos que forem ligados a Duarte da Costa e o nº 3 para o da COLUNA III, para os fatos do período do governo de Mem de Sá.
Some o resultado de cada coluna e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA desses resultados.
A devastação do meio ambiente no nosso país começou cedo, desde a época do Brasil colônia. E acerca do desmatamento no Brasil nesse período é adequado afirmar que:
No Ensino de História, ao se trabalhar a temática “o bandeirante e a busca por riquezas” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
Tendo em vista que, como colônia de Portugal, o Brasil fazia parte do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial.
Exercida sob o modelo de latifúndio autossuficiente, a produção gerava excedentes que propiciavam um vigoroso comércio entre as capitanias.
A principal autoridade em todos os domínios coloniais portugueses era o rei, que, na administração desses domínios, contava com o auxílio do Conselho Ultramarino e da Mesa de Consciência e Ordens. Tendo em vista que, apesar do auxílio dessas instituições, a organização administrativa do Brasil colonial funcionava de modo precário, julgue (C ou E) o seguinte item, relativos às causas dessa precariedade.
A principal autoridade em todos os domínios coloniais portugueses era o rei, que, na administração desses domínios, contava com o auxílio do Conselho Ultramarino e da Mesa de Consciência e Ordens. Tendo em vista que, apesar do auxílio dessas instituições, a organização administrativa do Brasil colonial funcionava de modo precário, julgue (C ou E) o seguinte item, relativos às causas dessa precariedade.
As distâncias, a consequente lentidão das comunicações, e a falta de aparato humano burocrático dificultavam o controle da população e a observância restrita das leis.
Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.
Nesse período, foram criados o Jardim Botânico no Rio de Janeiro — com espécies oriundas da Índia, das Ilhas Maurício e da Guiana Francesa — e o Banco do Brasil.
A consolidação da conquista do território da América Portuguesa foi marcada pelo casuísmo, construído com base nos interesses e forças do reino português e nos desafios e benesses das possessões coloniais. Considerando esse processo, julgue (C ou E) o item seguinte.
A disputa entre Portugal e França pelo Cabo Norte, atual Amapá, foi resolvida com a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.
No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado compreender os motivos que levaram o governo português a produzir açúcar no Brasil colônia. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
A primeira batalha ocorrida em 1648 na capitania Pernambuco, foi um dos principais momentos no processo de expulsão dos holandeses do Brasil. Essa batalha foi denominada:
Os escravos que trabalhavam na lavoura no Brasil colônia eram chamados de:
No início da colonização, Portugal e Espanha incentivaram na América duas atividades econômicas. Essas atividades foram:
O desencadeamento dessa revolta na América portuguesa seiscentista foi o resultado do(a)
Assinale a alternativa INCORRETA quanto às primeiras atividades econômicas no período Brasil Colônia.