“A localização semântica e axiológica do conceito de Educação Física impõe a necessidade de escavar profundamente no fundamento dos conceitos.” (SANTOS, 2017) Diante dessa temática, considerando-se V às assertivas verdadeiras e F às falsas, afirma-se: ( ) O termo Educação Física deve romper com sua compreensão tradicional e intelectualista, que ficou mar-cado com o estigma pecaminoso que a Idade Média carreou para o corpo e para as condições do corpo. ( ) A Educação Física é a parte da educação geral que utiliza como meios específicos os exercícios físicos desportivos e sua finalidade se limita à cultura corporal e à performance. ( ) As atividades propostas no âmbito da Educação Física devem ter, na vida social, uma finalidade histórica determinada, desenvolvendo um percurso de progressiva consciencialização crítica acerca dos valores estabelecidos pela própria sociedade. A correta sequência é encontrada em:
A ginástica vem sofrendo mudanças significativas nos conteúdos e métodos de ensino ao longo da história mundial. A ginástica calistênica, originária da Suécia, no século XX, tem como características as formas analíticas, a divisão dos exercícios em grupos associados a ritmos musicais, com mãos livres ou com o uso de pequenos aparelhos (Marinho, 1952). Os dois objetivos principais dessa ginástica no Brasil são:
A construção da área de educação física no Brasil foi permeada, nas últimas décadas, por diferentes concepções que podem ser divididas em abordagens críticas e não críticas. No campo do pensamento crítico, os conteúdos de ensino podem ser tratados como
Para Kunz (1994), o esporte não precisa estar voltado apenas para o alto rendimento, mas ter em conta que o sujeito precisa desenvolver determinadas competências que lhe dê formação emancipatória e livre. Na perspectiva do autor, as competências que vão além dos esportes são:
Relacione as colunas:
A sequência correta é:
Para se alcançar os objetivos planejados e conduzir o aluno dentro do processo ensino aprendizagem, é necessário se buscar a utilização adequada dos métodos de ensino em Educação Física ou abordagens de ensino. Marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.
( ) A abordagem crítico-superadora foi elaborada por um grupo de professores conhecidos como Coletivo de Autores.
( ) Até a década de 1980, os modelos de ensino estiveram centrados na teoria “comportamentalista".
( ) Na abordagem desenvolvimentista o jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado.
( ) Na abordagem de ensino aberto é defendida a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.
( ) Na abordagem crítico-emancipatória se pretende o resgate da linguagem do movimento humano como forma de expressão do mundo social.
A sequência CORRETA é:
Segundo Castellani Filho (1998), as abordagens acerca da educação física podem ser divididas, quanto à metodologia de ensino, em não propositiva e propositiva. Esta última pode ser sistematizada e não sistematizada. Segundo a configuração proposta pelo autor, as abordagens metodológicas propositivas sistematizadas são:
Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, a partir da década de 1980 são elaborados os primeiros pressupostos teóricos num referencial crítico, de tendência marxista.
A teoria crítica que apresenta do ponto de vista das orientações didáticas que o papel do professor é o de confrontar o aluno com a realidade do ensino, denominado de transcendência de limites, é a:
A avaliação é um processo que deve ocorrer em todos os momentos das aulas. Ela pode ser diagnóstica, para nos informar o que os alunos já sabem em relação ao que vamos ensinar. Pode ser formativa quando informa aos alunos e professores sobre os avanços e dificuldades no processo ensino aprendizagem. E também pode ser somativa quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações. A avaliação pode-se apresentar em três dimensões. Assinale a alternativa CORRETA sobre tais dimensões.
“A fenomenologia como corrente filosófica foi fundada por E. Husserl, na Alemanha do fim do Século XIX e começo do Século XX “(SURDI & KUNZ, 2009).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) sobre a visão fenomenológica do movimento humano.
( ) Não podemos observar um salto, mas, sim, homens saltando.
( ) O movimento humano é um diálogo entre o homem e o mundo.
( ) Essa visão define o movimento como o deslocamento de um corpo físico no espaço e no tempo.
( ) O movimento é reduzido a sua perspectiva científica natural apreensível.
( ) Essa visão considera que o movimentar sempre está cheio de intenções, sempre é um homem que se movimenta.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Fernando Azevedo (apud Soares, 1994) postula que somente uma ciência capaz de intervir no meio ambiente exercendo uma ação higiênica, educacional e sexual poderia proteger contra os males e a degenerescência de um povo ou uma raça. Esta ciência ficou conhecida como
Analise as afirmativas abaixo sobre alguns fatos históricos da educação física no Brasil: I- No Brasil República a Educação Física foi inserida na constituição brasileira e surgem leis que a tornam obrigatória no ensino secundário. II- No Brasil República o governo investia muito no esporte, buscando fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, a partir do êxito em competições esportivas de alto nível. III- No Brasil Contemporâneo a Educação Física/Esportes no 3º Grau era considerada uma atividade destituída de conhecimentos e estava relacionada ao fazer pelo fazer, voltada a formação de mão de obra apta para a produção. Estão CORRETAS:
González e Fensterseifer (2009), entendem que a Educação Física deve ocupar-se dos conhecimentos referentes, EXCETO:
“Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando". O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da _____________ série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria". (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 21).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima de forma correta.