Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 56 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“A localização semântica e axiológica do conceito de Educação Física impõe a necessidade de escavar profundamente no fundamento dos conceitos.” (SANTOS, 2017) Diante dessa temática, considerando-se V às assertivas verdadeiras e F às falsas, afirma-se: ( ) O termo Educação Física deve romper com sua compreensão tradicional e intelectualista, que ficou mar-cado com o estigma pecaminoso que a Idade Média carreou para o corpo e para as condições do corpo. ( ) A Educação Física é a parte da educação geral que utiliza como meios específicos os exercícios físicos desportivos e sua finalidade se limita à cultura corporal e à performance. ( ) As atividades propostas no âmbito da Educação Física devem ter, na vida social, uma finalidade histórica determinada, desenvolvendo um percurso de progressiva consciencialização crítica acerca dos valores estabelecidos pela própria sociedade. A correta sequência é encontrada em:

A ginástica vem sofrendo mudanças significativas nos conteúdos e métodos de ensino ao longo da história mundial. A ginástica calistênica, originária da Suécia, no século XX, tem como características as formas analíticas, a divisão dos exercícios em grupos associados a ritmos musicais, com mãos livres ou com o uso de pequenos aparelhos (Marinho, 1952). Os dois objetivos principais dessa ginástica no Brasil são:

A construção da área de educação física no Brasil foi permeada, nas últimas décadas, por diferentes concepções que podem ser divididas em abordagens críticas e não críticas. No campo do pensamento crítico, os conteúdos de ensino podem ser tratados como

Para Kunz (1994), o esporte não precisa estar voltado apenas para o alto rendimento, mas ter em conta que o sujeito precisa desenvolver determinadas competências que lhe dê formação emancipatória e livre. Na perspectiva do autor, as competências que vão além dos esportes são:

Relacione as colunas:

A sequência correta é:

Para se alcançar os objetivos planejados e conduzir o aluno dentro do processo ensino aprendizagem, é necessário se buscar a utilização adequada dos métodos de ensino em Educação Física ou abordagens de ensino. Marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.

( ) A abordagem crítico-superadora foi elaborada por um grupo de professores conhecidos como Coletivo de Autores.

( ) Até a década de 1980, os modelos de ensino estiveram centrados na teoria “comportamentalista".

( ) Na abordagem desenvolvimentista o jogo como conteúdo/estratégia tem papel privilegiado.

( ) Na abordagem de ensino aberto é defendida a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

( ) Na abordagem crítico-emancipatória se pretende o resgate da linguagem do movimento humano como forma de expressão do mundo social.

A sequência CORRETA é:

Segundo Castellani Filho (1998), as abordagens acerca da educação física podem ser divididas, quanto à metodologia de ensino, em não propositiva e propositiva. Esta última pode ser sistematizada e não sistematizada. Segundo a configuração proposta pelo autor, as abordagens metodológicas propositivas sistematizadas são:

Apoiados nas discussões que vinham ocorrendo nas áreas educacionais e na tentativa de romper com o modelo hegemônico do esporte/aptidão física praticado nas aulas de Educação Física, a partir da década de 1980 são elaborados os primeiros pressupostos teóricos num referencial crítico, de tendência marxista.

A teoria crítica que apresenta do ponto de vista das orientações didáticas que o papel do professor é o de confrontar o aluno com a realidade do ensino, denominado de transcendência de limites, é a:

A avaliação é um processo que deve ocorrer em todos os momentos das aulas. Ela pode ser diagnóstica, para nos informar o que os alunos já sabem em relação ao que vamos ensinar. Pode ser formativa quando informa aos alunos e professores sobre os avanços e dificuldades no processo ensino aprendizagem. E também pode ser somativa quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações. A avaliação pode-se apresentar em três dimensões. Assinale a alternativa CORRETA sobre tais dimensões.

“A fenomenologia como corrente filosófica foi fundada por E. Husserl, na Alemanha do fim do Século XIX e começo do Século XX “(SURDI & KUNZ, 2009).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) sobre a visão fenomenológica do movimento humano.

( ) Não podemos observar um salto, mas, sim, homens saltando.

( ) O movimento humano é um diálogo entre o homem e o mundo.

( ) Essa visão define o movimento como o deslocamento de um corpo físico no espaço e no tempo.

( ) O movimento é reduzido a sua perspectiva científica natural apreensível.

( ) Essa visão considera que o movimentar sempre está cheio de intenções, sempre é um homem que se movimenta.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Fernando Azevedo (apud Soares, 1994) postula que somente uma ciência capaz de intervir no meio ambiente exercendo uma ação higiênica, educacional e sexual poderia proteger contra os males e a degenerescência de um povo ou uma raça. Esta ciência ficou conhecida como

Analise as afirmativas abaixo sobre alguns fatos históricos da educação física no Brasil: I- No Brasil República a Educação Física foi inserida na constituição brasileira e surgem leis que a tornam obrigatória no ensino secundário. II- No Brasil República o governo investia muito no esporte, buscando fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, a partir do êxito em competições esportivas de alto nível. III- No Brasil Contemporâneo a Educação Física/Esportes no 3º Grau era considerada uma atividade destituída de conhecimentos e estava relacionada ao fazer pelo fazer, voltada a formação de mão de obra apta para a produção. Estão CORRETAS:

González e Fensterseifer (2009), entendem que a Educação Física deve ocupar-se dos conhecimentos referentes, EXCETO:

“Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando". O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da _____________ série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria". (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 21).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna acima de forma correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282