Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Um professor de Educação Física, como um educador profissional, pode caracterizar-se como objeto na medida em que, mesmo definindo objetivos, conteúdos e métodos para suas aulas, não percebe que essas aulas, muitas vezes, podem forjar alguns padrões de comportamento desejáveis apenas para determinados seguimentos da sociedade que determinam os rumos da escola. (...)
(BARBOSA, CLÁUDIO Luís de Alvarenga. Educação Física e Didática. Um diálogo possível e necessário. 2ª ed. Vozes. S. Paulo. P. 16/7).

Julgue as considerações feitas por Luckesi, sobre o conteúdo em análise, com o código V (verdadeiro) ou F (falso). Após seu julgamento, marque a alternativa correta.

  1. Mesmo que esse professor “tenha uma didática”, isso não significa que ele perceba os condicionantes sociais e políticos da educação.
  2. Nesse caso, essa didática apenas reproduz um determinado modelo de sociedade, na medida em que prepara os alunos para se
    encaixarem harmonicamente nesse modelo.
  3. Uma didática que se caracterize pela hipertrofia de técnicas, pela negligência na reflexão sobre a relação entre teoria e prática e pelo reducionismo dos fundamentos da prática educacional “tem muito pequeno papel na formação de um educador comprometido com um projeto pedagógico, tradutor e executor de um projeto histórico de desenvolvimento do povo”.
  4. Um professor de Educação Física, como um educador profissional, pode voltar seu foco didático, adaptando-o com adequação às
    técnicas de trabalho, sem comprometer o curso do projeto histórico, tampouco prejudicar o desenvolvimento e formação dos alunos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282