Julgue as questões a seguir:
Segundo o Referencial Curricular do Paraná, a delimitação dos objetivos de aprendizagem privilegia três dimensões de conhecimento inter-relacionadas: experimentação; uso e apropriação e reflexão sobre a ação.
Ao abordar o tema da avaliação, Jussara Hoffmann (s/d, p. 56) escreve: “A avaliação, enquanto ______________________, vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão- -ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, a avaliação passa a exigir do professor uma relação epistemológica com o aluno – uma conexão entendida como reflexão aprofundada a respeito das formas como se dá a compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Julgue as questões a seguir:
Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer modalidade de ensino. No entanto, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, como: “os elementos específicos das diferentes práticas corporais; as características dos sujeitos e os contextos de atuação” (BNCC, 2018, p. 2019).
Leia o texto, a seguir, para responder à questão 43:
A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das
desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. Nos anos em que a Prova Brasil é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quinto e nono ano do Ensino Fundamental, recebem cadernos com Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
(fonte: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/apresentacao),
Acesso em agosto de 2021.
No total, a matriz de referência de Língua Portuguesa SAEB - Prova Brasil do 5º ano é composta de cinco tópicos: 1. Procedimentos de Leitura; 2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto; 3. Relação entre Textos, 4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto; 5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido.
Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf.
Acesso em agosto de 2021)
A Prova Brasil é aplicada todos os anos e avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com
foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas.
Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf. Acesso em agosto de 2021)
Os itens da prova são elaborados com base em uma matriz de referência, que reúnem os conteúdos (tópicos ou temas) e as descrições das habilidades (descritores) a serem avaliados em cada área do conhecimento e etapa do ensino fundamental – 5º e 9º ano.
Julgue as questões a seguir:
Conforme Gasparin (2003, p. 54), A teoria Histórico-cultural “enfatiza a importância da interação dos indivíduos entre si, enquanto sujeitos sociais, e da relação destes com o todo social no processo de aquisição dos conhecimentos escolares.” Ao tratar da instrumentalização (terceiro momento metodológico), o autor afirma que os educandos e o professor, efetivam, aos poucos, o processo dialético de construção do conhecimento escolar que vai do concreto ao empírico pela mediação do abstrato.
A avaliação Educacional em larga escala é utilizada no Brasil objetivando a melhoria da qualidade da educação, bem como do fluxo escolar. Sobre as avaliações em larga escala no Brasil, é CORRETO afirmar:
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A respeito da avaliação, assinale a alternativa correta.
Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a
A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica
Os autores Pacheco, Eggertsdóttir e Marinósson (2007) ao analisar o processo de avaliação destacam dois propósitos iniciais: fornecer informações sobre certos aspectos do trabalho escolar (...) e sobre a situação de determinados alunos (...), bem como decisões devem ser tomadas sobre um projeto ou seu desenvolvimento.
Defendem o desenvolvimento de uma política em relação à organização da avaliação formal e informal do trabalho escolar, incluindo aspectos como o foco, o método e o cronograma da avaliação.
Essa responsabilidade, segundo os autores, cabe
Araci Luz, (1997) assim se refere à questão da avaliação: "A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem)."
Sobre a avaliação no ensino superior é correto afirmar:
A defesa por uma prática avaliativa emancipatória, que considera que o processo de aprendizagem não se encerra no momento da realização de uma prova e obtenção de uma nota, parece não ter ainda se efetivado no contexto das salas de aula. Para que de fato a avaliação da aprendizagem cumpra seu papel de forma significativa espera-se que: