A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.
Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.
Moacir Gadotti, em “O Pensamento Pedagógico Brasileiro”, aponta que os filósofos da educação têm dado pouca importância a certos temas, a certos conteúdos da educação. Os chamados conteudistas, por exemplo, têm nutrido certo desprezo por aquilo que chamam de temas não nodais do currículo. Nessa perspectiva, os temas classificados como não nodais no currículo e por isso desprezados são:
Segundo Jussara Hoffmann (2005), a avaliação mediadora deve ter como princípio:
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.
A avaliação somativa, focada nos resultados de um programa educacional, não contempla os recursos utilizados para alcançá-los.
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.
A essência da avaliação colaborativa consiste na reunião de colaboradores que comunguem das mesmas convicções.