Observe a imagem a seguir
A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os
estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de
avisos. Esta questão é problematizada no documento
“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por
Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos
procurando suas notas em um quadro de aviso, quase
sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los
sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das
notas e médias, está relacionada à exposição do estudante
em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os
alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima
valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com
que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir.
A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os
estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de
avisos. Esta questão é problematizada no documento
“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por
Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos
procurando suas notas em um quadro de aviso, quase
sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los
sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das
notas e médias, está relacionada à exposição do estudante
em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os
alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima
valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com
que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir
A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"
Observe a figura a seguir
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
A avaliação na Educação a Distância - EAD apresenta
singularidades em função do novo modelo do ensino mediado
tecnologicamente, mas há alguns tipos de avaliação que são
comuns à educação presencial e a distância. A tabela a seguir
apresenta três tipos de avaliações comuns na área de educação.
A correta associação entre o tipo de avaliação e a sua definição é:
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica.
As avaliações de treinamento têm especificidades que não podem ser mensuradas nos instrumentos e nas técnicas tradicionais. Apesar das dificuldades no desenvolvimento de instrumentos de mensuração no nível de aprendizagem, práticas avaliativas baseadas na intuição devem ser valorizadas.
Analise as assertivas e marque a incorreta.
Segundo Telma Weisz, quando se trabalha numa perspectiva de aprendizagem construtivista e um modelo de ensino pela resolução de problemas, as atividades de ensino do professor vão ter que dialogar com as atividades de aprendizagem do aluno, assumindo um alto grau de autonomia pedagógica. Numa perspectiva tradicionalista, o professor concebe que:
A respeito de trilhas de aprendizagem, julgue os itens a seguir
O conceito de trilhas de aprendizagem está relacionado à gestão por competências institucionais e individuais, havendo uma inter-relação entre os objetivos da instituição e os interesses dos profissionais.
Julgue os itens subsequentes, relativos à prática pedagógica.
Na avaliação de treinamento embasada nos critérios, ou níveis, reação, aprendizado, comportamento e resultados, cada um desses critérios/níveis é indicador do sucesso no treinamento, não se podendo afirmar que haja correlação entre eles.
Em conformidade com o pensamento de Cipriano Carlos Luckesi, avaliar a aprendizagem discente é o processo que:
Leia a manchete a seguir
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar. A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais. A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que
A palavra avaliar tem origem no latim - a + valere - e significa atribuir valor e mérito. A avaliação vem sendo utilizada pelo sistema escolar desde seu início para classificar e organizar os alunos em séries e classes. Acerca das avaliações educacionais, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação formativa tem como propósito julgar o sucesso de um processo em conclusão.
Sobre o tema da avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar que a(o)