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Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve pautar-se exclusivamente pelos resultados de provas objetivas aplicadas aos alunos.

II. No Ensino Fundamental, o professor é proibido de comunicar-se com os alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Para Hoffmann (2006), na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade intrínseca à elaboração e correção de tarefas avaliativas é um componente a ser trabalhado positivamente.

Considerando a questão da subjetividade nas tarefas avaliativas, analise as afirmativas a seguir.

  1. Embora a objetividade e a subjetividade sejam normalmente compreendidas referindo-se ao modo de elaboração das questões de um teste, é pela correção que as questões se retratam como objetivas ou subjetivas.
  2. No momento de formular uma questão, o professor evidencia uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que pressupõe obrigatoriamente objetividade.
  3. A subjetividade é considerada inerente à interpretação da questão pelo educando, pois há ocorrência de significados diferentes dados aos termos utilizados, uma maior ou menor compreensão em relação aos assuntos selecionados, disposição para realizar a tarefa, experiência do aluno com certos comandos dos exercícios.

Estão corretas as afirmativas

Em cada instituição de ensino superior, a extensão deve estar sujeita à contínua autoavaliação crítica, que se volte para o aperfeiçoamento de suas características essenciais de articulação com o ensino, a pesquisa, a formação do estudante, a qualificação do docente, a relação com a sociedade, a participação dos parceiros e a outras dimensões acadêmicas institucionais.

Nesse contexto, e tendo por base as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político – pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino)". O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:

I – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;

II – Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;

III – Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;

IV – Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;

V – Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.

Assinale a alternativa que apresenta as funções CORRETAS:

Avaliação é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz, ela deve estar inserida ao processo de aprendizagem do aluno. Relacione abaixo os tipos de avaliações às suas respectivas aplicações.

1. Formativa

2. Cumulativa

3. Diagnóstica

4. Somativa

5. Autoavaliação

( ) Pode ser realizada tanto pelo aluno quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem. Em grupo, é a avaliação dos trabalhos que os alunos realizaram, onde se verifica as atividades, o rendimento e a aprendizagem.

( ) Tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem.

( ) Neste tipo de avaliação permite reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas e o professor pode estar acompanhando o aluno dia a dia, e usar quando necessário.

( ) Tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre.

( ) Auxilia o professor a detectar ou fazer uma sondagem naquilo que se aprendeu ou não, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender, replanejando suas ações suprindo as necessidades e atingindo os objetivos propostos.

Tem-se como a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

“Art. 47 - § 1º A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual."

A dimensão da avaliação contemplada no fragmento acima, que compõe a Resolução nº 04/2010 do Conselho Nacional de Educação em Câmara de Educação Básica, é a:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

II. O poder público deve desapoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na perspectiva inclusiva, a avaliação tem como referência o processo individual do estudante. Assim, o objetivo não é classificar nem selecionar.

II. Todo cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria tem direito de acesso público e gratuito ao mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:

Francisca Ana compreende que seu papel como educadora
é transmitir os conhecimentos que os alunos precisarão
para ascender socialmente e fiscalizar a absorção
do transmitido pelos alunos por meio de provas para
controlar o nível de aprendizagem. Já Francisco José
defende que seu papel como educador é esperar o aluno
amadurecer, deixar o aluno ser ativo, no processo de
aprendizagem. Na obra Avaliação: concepção dialética-
-libertadora do processo de avaliação escolar, Vasconcellos
(2008), defende uma concepção

Considerando que é no espaço da sala de aula onde ocorrem as avaliações desenvolvidas durante o processo ensinoaprendizagem, que deve estar vinculado a um projeto educativo mais amplo, em nível de escola, devendo ter como premissa básica o alcance de objetivos que correspondam aos interesses e necessidades dos alunos, analise as assertivas abaixo:

I. Sendo a escola o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos de qualquer natureza, dentro da escola, das aprendizagens, da dinâmica escolar ou instituição são responsabilidades tanto da coletividade, como de cada um, em particular.

II. O professor deve responsabilizar-se unicamente pelo ato de avaliar as aprendizagens de seus alunos.

III. A avaliação, sendo integrante dos processos cotidianos e do ensino aprendizagem, onde todos estão envolvidos, não pode ser entendida como algo à parte, separada desse processo, haja vista que estão subjacentes uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.

Assinale

A partir da leitura do texto Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, analise as seguintes afirmativas.

  1. A avaliação mediadora busca corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas e, com base nessa verificação periódica, tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
  2. A avaliação mediadora exige a observação individual de cada aluno, de modo a refletir e investigar teoricamente razões para soluções apresentadas, em termos de estágios evolutivos do pensamento, da área de conhecimento em questão, das experiências de vida do aluno.
  3. A avaliação mediadora tem como objetivo classificar ou selecionar os estudantes. Ela se fundamenta nos processos da aprendizagem, em seus aspectos políticos, afetivos e relacionais, e tem como princípio fundamental avaliar o que o estudante ainda não sabe.

Estão incorretas as afirmativas

A perspectiva avaliativa abordada no fragmento acima é melhor representada pela seguinte dimensão de avaliação:

Considerando a situação apresentada na tirinha, essa professora compreende a avaliação como um processo:

A avaliação da aprendizagem insere-se no campo complexo de discussão sobre como avaliar e quais os instrumentos avaliativos são mais significativos no processo. A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, considera como um critério de verificação do rendimento escolar:

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação na perspectiva inclusiva é um processo contínuo e contextualizado, no qual a referência deve ser a trajetória individual do estudante, sem que haja classificações ou comparações.

II. Para planejar o seu fazer pedagógico e estabelecer objetivos, o professor não precisa conhecer as necessidades de seus alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

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