Numa Assessoria de Comunicação várias técnicas podem ser utilizadas para o bom desenvolvimento do ambiente organizacional. Dentre elas, pode-se citar a que, no âmbito da comunicação interna, procura melhorar e fixar a imagem da empresa. A essa técnica dá-se o nome de:
“Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe a dificuldade de atrair a atenção de jornalistas diante de duas concorrências inevitáveis: o tempo exíguo de repórteres e editores e a concorrência de centenas de releases que entopem as caixas de e-mails das redações."
(http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um +press+release+eficiente). Sobre a produção de release é correto afirmar:
A Assessoria de Comunicação tem um papel estratégico nas organizações e deve, de acordo com as premissas atuais da área, compor ações integradas de comunicação.
Analise as afirmações e assinale a alternativa INCORRETA.
A Assessoria de Comunicação de um telejornal exibido por uma emissora de TV aberta decidiu investir em determinada rede social como estratégia de marketing. Tendo em vista o públicoalvo do programa, a plataforma escolhida foi o instagram. De acordo com os dados apurados em pesquisa realizada no mês de dezembro, o telejornal possuía conta no facebook, com setenta e cinco mil amigos, e no twitter, com vinte e cinco mil seguidores, respectivamente. A Assessoria de Comunicação elaborou planejamento a fim de que, no prazo de um mês, o canal oficial do telejornal no instagram apresente número total de seguidores igual ao das duas redes supracitadas somadas, tendo como referência os dados da pesquisa de dezembro. Assim, projeta-se que o instagram do telejornal terá, no prazo estipulado pela Assessoria de Comunicação, número de seguidores com:
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A equipe de profissionais da assessoria de comunicação inclui jornalistas, diagramadores, webdesigners e fotógrafos.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
É atribuição diária da assessoria de comunicação a verificação da existência de notícias de interesse da organização nos meios impressos, radiofônicos, televisivos e eletrônicos.
Acerca das atribuições, da organização, da estrutura e do funcionamento da assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, referentes à assessoria de comunicação nas organizações.
A relação entre a organização e os veículos de comunicação é
facilitada pela assessoria de comunicação, a quem cabe o papel
de orientar o cliente sobre o que pode ser notícia, interessando
ou não aos veículos e à sociedade.
O instrumento utilizado pelas assessorias de comunica-
ção, direcionado para o jornalista e não para o veículo, que
traz, geralmente, as formas de contato com uma fonte, é
chamado de
Uma das técnicas de comunicação publicitária baseia-se no comportamento do públicoalvo/consumidor
que pode ser mais bem compreendida a partir da famosa Hierarquia
Universal das Necessidades Humanas, ou, pirâmide de Maslow.
Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que
Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
O assessor de relações públicas deve gerir os processos de comunicação com os diversos grupos sociais de relacionamento e interesse, dentro e fora da sua instituição, promovendo relacionamentos e eventualmente mediando conflitos, em busca da criação e da manutenção da melhor imagem institucional possível, que facilite o cumprimento de sua missão na sociedade.
Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção
correta.
Considere a situação em que uma assessoria de comunicação disponibiliza com antecedência o resultado de uma pesquisa para um jornalista com o objetivo de permitir que ele produza o conteúdo da reportagem com mais tranquilidade e maior profundidade. Quando da entrega do material para o jornalista, é combinado que a divulgação das informações somente poderá ser feitano dia seguinte à apresentação ofi cial dos resultados da pesquisa em uma coletiva de imprensa. Este acordo é defi nido pelos estudos de produção da notícia a partir de assessoria de imprensa como:
Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata–se de um texto, cuja essência é a informação."
Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.
A comunicação interna passou por grandes transformações nas últimas décadas, tornando-se mais participativa. Essa evolução explica-se, em parte, pelo processo de redemocratização do Brasil, que repercutiu também nas organizações, com a adoção da concepção da empresa como sistema aberto.