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Considere os textos e afirmativas abaixo.

Texto A

Na dimensão antropológica, a cultura se produz através da interação social dos indivíduos, que elaboram seus modos de pensar e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenças e estabelecem suas rotinas. Desta forma, cada indivíduo ergue à sua volta, e em função de determinações de tipo diverso, pequenos mundos de sentido que lhe permitem uma

relativa estabilidade. (...) A dimensão sociológica da cultura refere-se a um conjunto diversificado de demandas profissionais, institucionais, políticas e econômicas, tendo, portanto, visibilidade em si própria. Ela compõe um universo que gere (ou interfere

em) um circuito organizacional, cuja complexidade faz dela, geralmente, o foco de atenção das políticas culturais, deixando o plano antropológico relegado simplesmente ao discurso."

(BOTELHO, Isaura, 2001)

Texto B

A FundARTE-DF deve executar as políticas para as artes, a cultura e a economia criativa do Distrito Federal, mediante o fomento e incentivo:

I. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção, da difusão e da fruição de diversas linguagens e segmentos artísticos e culturais;

II. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção e da articulação de empreendimentos, arranjos produtivos locais intensivos em cultura e agentes que atuam no campo da economia criativa, em iniciativas voltadas ao desenvolvimento integrado do Distrito Federal e da RIDE

Além das iniciativas mencionadas, ela deve pactuar com a Secretaria de Estado de Cultura plano de trabalho anual, em que devem constar diretrizes, metas e ações para garantir a observância dos princípios e dos objetivos estabelecidos em Lei e no seu estatuto.

Texto C

A FunPAC-DF tem por finalidade a preservação, a conservação, a manutenção, a restauração, o resgate, a identificação, o reconhecimento, a salvaguarda, a pesquisa e a promoção da dimensão material e imaterial do patrimônio cultural do Distrito Federal, inclusive dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura.

A partir dos textos acima pode-se defender a ideia/hipótese de que as ações articuladas da FundARTE-DF, da FunPAC e da SEC/DF são responsáveis por desenvolver políticas culturais

I. referenciando-se em elementos, experiências, atores, procedimentos e bens − materiais e simbólicos, vinculados às dimensões sociológica e antropológica da cultura;

II. referenciando-se mais nos elementos da dimensão antropológica do que aos da dimensão sociológica, pois envolvem as várias linguagens artísticas e o patrimônio cultural do DF;

III. dando valorização simétrica aos elementos constitutivos e definidores das duas dimensões da cultura;

IV. com referências desiguais aos elementos inerentes às duas dimensões, porém a dimensão sociológica deve considerar a esfera do mercado e os processos de globalização.

Está correto o que consta APENAS em

A história da organização da sociedade humana é sinalizada por um processo contínuo de criação e recriação de categorização das pessoas. Esse processo, por se tratar de atividades humanas, indica, implícita ou explicitamente, intenções. Tendo em conta os fatores econômicos, sociais, culturais e históricos, o ser humano constrói sua identidade nas relações que estabelece consigo mesmo e com outros seres, ao mesmo tempo em que transforma a sociedade e por ela é transformado.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A educação, além de ser um direito social básico e elementar, é também o caminho ou a condição necessária que irá permitir o exercício e a conquista do conjunto dos direitos da cidadania, que se ampliam a cada dia em contrapartida às necessidades do homem e da dignidade humana.

Nesse sentido, entende-se

II. A educação como mediação para a construção da cidadania, contribuindo para a integração dos homens no tríplice universo do trabalho, da simbolização subjetiva e das mediações institucionais da vida social.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Analise as afirmativas que indicam o que se espera da formação escolar para os novos tempos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Saber respeitar diferentes pontos de vista.

( ) Saber discutir divergências com sabedoria e polidez.

( ) Exercitar o pensamento crítico e reflexivo.

( ) Assumir responsabilidades e enfrentar desafios.

Assinale a sequência CORRETA.

Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é uma violência simbólica devido a:

Uma das principais características do neoliberalismo é: 

Ao tecer alguns comentários sobre a cultura, a educação e o currículo oficial, Apple (1997) defende o ponto de vista de que o(a)

Em “Saber Pensar”, Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirmar:

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.

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