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Etimologia da palavra TEATRO deriva do grego THEATRON que significa "o que se vê" "teatro: olhar com interesse”; e "tron": donde Ou seja: o local de onde se vê. no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. Analise as afirmações abaixo a partir dessas informações: I. Na cena teatral, o cenário e os figurinos situam o ator no espaço e são historicamente considerados mais importantes que a palavra. II. O ator pode ser considerado como o vínculo entre o texto do autor, as diretivas de encenação do encenador e o olhar e a audição do espectador. III. A plateia dá significado ao espetáculo. É um grupo com o qual o ator está compartilhando uma experiência. IV. A relação intrínseca entre as diversas linguagens presentes no teatro — cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação etc. — não contribui para a definição do teatro como síntese artística. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem. No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

Em relação à propriedade do som que tem como singularidade

uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa

mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como

o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:

Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a

partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido

de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,

também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e

diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos

por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.

Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo

encenado em 1955:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem os conteúdos

de Dança agrupando–os em três aspectos principais: dançar,

apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.

Dentre os conteúdos elencados no aspecto dançar, é possível destacar:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem critérios

de avaliação em Dança. Dentre outros, pretende–se avaliar se o aluno

pode “escolher consciente e criticamente papéis e propostas criativas

que sejam signifi cativas para ele, para o desenvolvimento da arte e

para a convivência em sociedade". O critério defi nido pelo documento

que corresponde a este objetivo é:

O Maracatu, grupo carnavalesco tradicional em Pernambuco,

consiste num cortejo que presta homenagem a reis de origem

africana e tem como ídolo, uma boneca “O Calunga", de acentuada

procedência religiosa, vestígios dos costumes conguenses.

Segundo Câmara Cascudo, o grupo percorre as ruas cantando e

dançando à vontade, com pequena orquestra de percussão que

tem os seguintes instrumentos:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, terceiro e quarto

ciclos do ensino fundamental, organizam os conteúdos de Teatro

em três eixos: Teatro como comunicação e produção coletiva,

Teatro como apreciação e Teatro como produto histórico–cultural.

É possível identificar como conteúdo relativo ao eixo Teatro como

produto histórico–cultural:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte consideram que a

aprendizagem da dança no ambiente escolar envolve a necessidade

de técnica/conhecimento/habilidades corporais como caminho para

criação e interpretação pessoais da/em dança. Recomenda–se que

progressivamente os alunos comecem a conhecer os princípios do

movimento comuns às várias técnicas codificadas (equilíbrio, apoios,

impulso etc.), princípios de condicionamento físico, elementos de consciência

corporal e algumas técnicas codifi cadas que sejam signifi cativas

para suas realidades de alunos. Esses procedimentos sugeridos pelo

documento pretendem que os alunos estabeleçam relações corporais:

Segundo Isabel A. Marques (2003), "Ainda preponderam nos discursos e comentários de muitos de nossos professores(as) a ideia de que a dança na escola é 'bom para relaxar', 'para soltar as emoções', 'expressar-se espontaneamente' e não são poucos os diretores(as) que querem atividades de dança na escola para 'conter a agressividade' ou 'acalmar' os alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para 'se esquecer dos problemas' (esfriar a cabeça) e, para usar um termo em voga, 'prevenir contra o stress'." Nesse trecho de sua obra, a autora faz uma refl exão sobre o ensino da Dança nas nossas escolas, seus objetivos, conteúdos e estratégias. Defende que a Dança deve ser compreendida e trabalhada pelo professor como:

O Impressionismo revolucionou a música moderna universal

e deu início às grandes tendências musicais do século XX. Teve

seu início com Claude Debussy, compositor francês que surgiu com

inovações radicais, relacionadas, principalmente:

“Podemos afi rmar que a primeira palavra do vocabulário

teatral é o corpo humano, principal fonte de som e movimento.

Por isso, para que se possa dominar os meios de produção teatral,

deve–se primeiro conhecer o próprio corpo, para depois torná–lo

expressivo."

Augusto Boal (Teatro do Oprimido).

Em sua proposta de sistematização do que chamou de Poética do

Oprimido o autor propõe como a primeira etapa de trabalho o “Conhecimento

do Corpo". A referida etapa constitui–se de sequência

de exercícios em que se começa a conhecer o próprio corpo, suas

limitações e possibilidades, bem como suas:

No dia 08 de dezembro de 2014, após vinte anos de sua morte,

é inaugurada na orla de Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro) uma

estátua em homenagem a Tom Jobim, um dos maiores gênios da

MPB. Grande “retratista" do Rio de Janeiro, dentre suas composições, duas se destacam como símbolos de nossa cidade. São elas:

Quanto ao processo de desenvolvimento da percepção de

qualidades estéticas dos alunos, as orientações didáticas para o

ensino de Teatro, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais,

destacam a necessidade do professor perceber como legítima e

fundamental a aprendizagem informal que os alunos trazem para

a escola. Portanto, é papel do professor propiciar a fl exibilidade da

percepção com perguntas que favoreçam:

Para Rudolf Laban (1990), o movimento é portador de sentido

e expressão, portanto, pode–se compreendê–lo como:

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