Etimologia da palavra TEATRO deriva do grego THEATRON que significa "o que se vê" "teatro: olhar com interesse”; e "tron": donde Ou seja: o local de onde se vê. no teatro dramático há três elementos essenciais: o ator, o texto e o público. O teatro não acontece sem a conjugação dessa tríade. Analise as afirmações abaixo a partir dessas informações: I. Na cena teatral, o cenário e os figurinos situam o ator no espaço e são historicamente considerados mais importantes que a palavra. II. O ator pode ser considerado como o vínculo entre o texto do autor, as diretivas de encenação do encenador e o olhar e a audição do espectador. III. A plateia dá significado ao espetáculo. É um grupo com o qual o ator está compartilhando uma experiência. IV. A relação intrínseca entre as diversas linguagens presentes no teatro — cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação etc. — não contribui para a definição do teatro como síntese artística. Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem. No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são
Em relação à propriedade do som que tem como singularidade
uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa
mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como
o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:
Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a
partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido
de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,
também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e
diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos
por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.
Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo
encenado em 1955:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem os conteúdos
de Dança agrupando–os em três aspectos principais: dançar,
apreciar e dançar e as dimensões sociopolíticas e culturais da dança.
Dentre os conteúdos elencados no aspecto dançar, é possível destacar:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte defi nem critérios
de avaliação em Dança. Dentre outros, pretende–se avaliar se o aluno
pode “escolher consciente e criticamente papéis e propostas criativas
que sejam signifi cativas para ele, para o desenvolvimento da arte e
para a convivência em sociedade". O critério defi nido pelo documento
que corresponde a este objetivo é:
O Maracatu, grupo carnavalesco tradicional em Pernambuco,
consiste num cortejo que presta homenagem a reis de origem
africana e tem como ídolo, uma boneca “O Calunga", de acentuada
procedência religiosa, vestígios dos costumes conguenses.
Segundo Câmara Cascudo, o grupo percorre as ruas cantando e
dançando à vontade, com pequena orquestra de percussão que
tem os seguintes instrumentos:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, terceiro e quarto
ciclos do ensino fundamental, organizam os conteúdos de Teatro
em três eixos: Teatro como comunicação e produção coletiva,
Teatro como apreciação e Teatro como produto histórico–cultural.
É possível identificar como conteúdo relativo ao eixo Teatro como
produto histórico–cultural:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte consideram que a
aprendizagem da dança no ambiente escolar envolve a necessidade
de técnica/conhecimento/habilidades corporais como caminho para
criação e interpretação pessoais da/em dança. Recomenda–se que
progressivamente os alunos comecem a conhecer os princípios do
movimento comuns às várias técnicas codificadas (equilíbrio, apoios,
impulso etc.), princípios de condicionamento físico, elementos de consciência
corporal e algumas técnicas codifi cadas que sejam signifi cativas
para suas realidades de alunos. Esses procedimentos sugeridos pelo
documento pretendem que os alunos estabeleçam relações corporais:
Segundo Isabel A. Marques (2003), "Ainda preponderam nos discursos e comentários de muitos de nossos professores(as) a ideia de que a dança na escola é 'bom para relaxar', 'para soltar as emoções', 'expressar-se espontaneamente' e não são poucos os diretores(as) que querem atividades de dança na escola para 'conter a agressividade' ou 'acalmar' os alunos(as). Ou seja, a dança torna-se um ótimo recurso para 'se esquecer dos problemas' (esfriar a cabeça) e, para usar um termo em voga, 'prevenir contra o stress'." Nesse trecho de sua obra, a autora faz uma refl exão sobre o ensino da Dança nas nossas escolas, seus objetivos, conteúdos e estratégias. Defende que a Dança deve ser compreendida e trabalhada pelo professor como:
O Impressionismo revolucionou a música moderna universal
e deu início às grandes tendências musicais do século XX. Teve
seu início com Claude Debussy, compositor francês que surgiu com
inovações radicais, relacionadas, principalmente:
“Podemos afi rmar que a primeira palavra do vocabulário
teatral é o corpo humano, principal fonte de som e movimento.
Por isso, para que se possa dominar os meios de produção teatral,
deve–se primeiro conhecer o próprio corpo, para depois torná–lo
expressivo."
Augusto Boal (Teatro do Oprimido).
Em sua proposta de sistematização do que chamou de Poética do
Oprimido o autor propõe como a primeira etapa de trabalho o “Conhecimento
do Corpo". A referida etapa constitui–se de sequência
de exercícios em que se começa a conhecer o próprio corpo, suas
limitações e possibilidades, bem como suas:
No dia 08 de dezembro de 2014, após vinte anos de sua morte,
é inaugurada na orla de Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro) uma
estátua em homenagem a Tom Jobim, um dos maiores gênios da
MPB. Grande “retratista" do Rio de Janeiro, dentre suas composições, duas se destacam como símbolos de nossa cidade. São elas:
Quanto ao processo de desenvolvimento da percepção de
qualidades estéticas dos alunos, as orientações didáticas para o
ensino de Teatro, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
destacam a necessidade do professor perceber como legítima e
fundamental a aprendizagem informal que os alunos trazem para
a escola. Portanto, é papel do professor propiciar a fl exibilidade da
percepção com perguntas que favoreçam:
Para Rudolf Laban (1990), o movimento é portador de sentido
e expressão, portanto, pode–se compreendê–lo como: