Quanto ao processo de desenvolvimento da percepção de
qualidades estéticas dos alunos, as orientações didáticas para o
ensino de Teatro, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
destacam a necessidade do professor perceber como legítima e
fundamental a aprendizagem informal que os alunos trazem para
a escola. Portanto, é papel do professor propiciar a fl exibilidade da
percepção com perguntas que favoreçam:
Para Rudolf Laban (1990), o movimento é portador de sentido
e expressão, portanto, pode–se compreendê–lo como:
Augusto Boal cria um sistema dramatúrgico denominado
“Coringa", a partir de experiências e reflexões sobre a arte da
encenação com o grupo “Teatro de Arena". O espetáculo montado
em 1965, talvez o maior sucesso artístico e de público alcançado
pelo grupo, que inaugura o referido sistema, chama–se:
Segundo Spolin (1998), o teatro é “meio para libertar a criança
e o assim chamado amador do comportamento de palco mecânico
e rígido." A autora formula um sistema de ensino de Teatro denominado
Teatro Improvisacional, cuja base fundamental é o uso da:
A concepção do espetáculo é determinada pela linguagem cênica do:
O profissional que chega primeiro ao teatro, para levantamento e preparação do material cênico, é o/a:
A montagem dos elementos cênicos segue a orientação do:
Durante as leituras de mesa, o contrarregra deve:
A tabela é administrada pelo:
A administração do pessoal artístico e técnico é da competência do secretário:
Para o início do espetáculo o contrarregra é quem aciona as campainhas internas, que são uma reinterpretação das célebres pancadas de:
O cabo de varanda é quem controla:
O pano de boca, normalmente encontrado nos palcos do eixo Rio - São Paulo, é aberto à:
O profissional que orienta os atores nas entradas e saídas é o:diretor de cena;
Os efeitos sonoros de coxia, executados pelo contrarregra durante o espetáculo, seguem a “deixa” do: