Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 118 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre o ensino do teatro no ensino fundamental analise as afirmativas abaixo:

I- O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.

II- O professor deve organizar as aulas, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios, com intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso na aquisição e domínio da linguagem teatral. É importante que o professor esteja consciente do teatro como um elemento fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança sendo exclusivamente transmissão de uma técnica.

III- Exercícios que vão desde os jogos simples de uma criança imitando um personagem, uma profissão, um animal ou um objeto, até o jogo coletivo, composto de idéias e sugestões de cada um. Os alunos, atuando, encontram-se frente a problemas que necessitam de soluções e que envolvem observação, imaginação, percepção, relacionamento, espontaneidade, equilíbrio, ritmo, entre outros. O modo como cada um aborda e resolve estas dificuldades revela ao educador as tendências e a personalidade do aluno. No decorrer das atividades, o professor poderá distinguir, com facilidade, os superficiais, os espontâneos, os contraídos, os desorganizados, os criativos, os oprimidos, os opressores, enfim, uma gama de tipos humanos característicos.

Assinale alternativa CORRETA:

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.

A montagem da peça Vestido de noiva estreada em 1943, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é considerada um divisor de águas no teatro brasileiro.

Presenciar a encenação do texto teatral, além de ser um momento lúdico e descontraído, insere o espectador em um amplo contexto de leitura, em que são colocadas em jogo capacidades leitoras diversas. A linguagem teatral se constitui na confluência de outras, ou seja, ela é a soma:

Que função é desenvolvida pelo Diretor durante uma peça teatral:

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.

A peça Vestido de noiva revolucionou os padrões estéticos vigentes na época em que foi encenada, sobretudo no que diz respeito a dramaturgia, cenografia, direção e interpretação.

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e

o livro estão novamente em questão. O modo de percepção

desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a

linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais

superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção

centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do

texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que

passou a considerar a sua autonomia na produção de

sentidos.

Mediante a depuração da percepção sensorial, os jogos teatrais, na contramão da ênfase na inventividade, interpretação ou dramaturgia, procuram promover a experiência do acordo coletivo, não expresso de modo formal. Neles, a fábula não é ponto de partida, mas decorrência da:

O Grupo Fluxus foi um movimento que teve origem nos anos 1960. Faziam parte deste grupo artistas como Joseph Beuys (conhecido principalmente por suas performances), Nam June Paik (artista pioneiro da videoarte) e John Cage (pioneiro da música aleatória e da música eletroacústica ). Sobre o Grupo Fluxus, é INCORRETO o que se afirma em:

Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. Apesar de ser uma variação do Bumba meu boi, a brincadeira tem características próprias e além do "auto do boi", podem ser vistos diversos personagens fantásticos. Esse folguedo se caracteriza como:

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos.

O figurino pode apoiar atores e atrizes na composição de seus personagens.

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

As produções cênicas do diretor Hugo Rodas limitam-se exclusivamente à linguagem teatral.

No século XX, o teatro passou a ser compreendido como a linguagem que identifica a literatura dramática como mais um de seus elementos, ao lado da cenografia, da iluminação, do figurino, da música e da sonoplastia. Considerando esse contexto, julgue os itens subsecutivos.

A iluminação cênica integra o conjunto dos elementos de encenação.

Para Augusto Boal, o teatro é a primeira invenção humana, que abre caminho para outras invenções e descobertas. Boal, 1996. No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem.

A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser

experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

Na evolução do teatro brasileiro, foi com o Teatro de Arena, em 1953, que surgiu realmente uma nova estética teatral, através de um Seminário de Dramaturgia, que lançou inúmeros autores novos como Vianninha, Roberto Freire, Guarnieri, Benedito Rui Barbosa, Chico de Assis, entre outros, e de um Laboratório de Interpretação, que trabalhava as características brasileiras dos personagens na cena e:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282