O Fauvismo é caracterizado pela representação:
O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade, pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses. Portanto, para o teatro existir são necessários três elementos básicos:
Observe a imagem, analise o texto e responda à questão correta:
A peça teatral “Auto da Compadecida", escrita em 1955, consegue a relação perfeita entre a cultura popular e a elaboração literária, ao recriar para o teatro, episódios registrados na literatura do cordel. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, conta uma história carregada de tradições e crenças regionais. Seus personagens são os cangaceiros, coronéis, padres e o famoso João Grilo (personagem conhecido em Portugal e adaptado à cultura nordestina). O autor de “O Auto da Compadecida" é:
O teatro desse período foi representado pela movimento Commedia Dell'arte na Itália e suas características serviram como inovação do teatro, dando ao estilo uma linguagem coloquial e uma função cômica e popular, ocorrendo no período:
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
O estilo do diretor polonês Zbigniew Ziembinski é descrito como impressionista pela historiografia do teatro brasileiro.
Não é uma das características do Naturalismo no Teatro:
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Em geral, o teatro brasileiro anterior à década de 40 do século XX era anticomercial e revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.
O foco luminoso e a tela são elementos técnicos imprescindíveis para o ensino do teatro de:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)", voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Termo da Comédia antiga (Aristófanes) para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história, ao coração de um drama."
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
O teatro, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a perceber traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo:
O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam à catequização dos indígenas, bem como, a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o:
Surgido das festas realizadas em homenagem do deus do vinho, o teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia e eram rituais sagrados, procissões e recitais que aconteciam uma vez por ano, por ocasião da colheita da uva, durando muitos dias. Assinale a alternativa com o nome do deus grego a quem eram dedicados esses tributos.
A respeito da pedagogia do espectador, Desgranges afirma que a recepção se faz como experiência histórica, do presente, no presente, em que o leitor precisa se valer da própria experiência, pois a leitura só faz sentido no horizonte presente da obra recebida. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
É um gênero do teatro que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, que frequentemente está envolto em um conflito entre uma personagem e algum poder de veemência maior, como os deuses ou o destino. Originou-se do Ditirambo, um canto coral grego e quer provocar na plateia as emoções como piedade e pavor, finalizando de maneira fatal. O objetivo é provocar uma espécie de catarse ou purificação. Um exemplo seria a peça “Édipo Rei". Está-se falando de:
Na prática do teatro na escola, é comum, já no primeiro momento das aulas, os integrantes trabalharem utilizando o corpo para se expressar e resolver problemas. Nas improvisações em que um contracena com outro sem texto prévio, o aluno necessita desenvolver a capacidade de: