São exemplos de métodos de arquivamento do sistema direto
O método de arquivamento que não se inclui nas classes de métodos básicos e padronizados e é considerado do sistema semi-indireto é o
Levando em consideração o método alfabético e as regras de alfabetação, assinale a alternativa incorreta.
Métodos de arquivamento de documentos mais utilizado e difundido:
No que se refere a arquivos, julgue os itens a seguir:
I. Os arquivos podem se classificar em espécies e em especializados, conforme a natureza de seus documentos.
II. Depois de destituído da sua vigência, o documento pode ser arquivado em função da importância das informações nele contidas, para a história da administração ou mesmo para tomadas de decisões pautadas nas ações do passado.
III. Arquivo corrente ou semi-ativo é muito usado pela administração.
IV. Os arquivos podem ser ordenados de acordo com cinco métodos distintos: por ordem alfabética, por ordenação cronológica, por organização geográfica, através de método especial ou por ordem numérica.
V. No arquivo, é importante que os documentos de uma mesma função sejam guardados juntos, para que se perceba como começou a ação e como terminou, formando assim os dossiês.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
O método ideográfico é um instrumento bastante utilizado no dia a dia da área administrativa. Empregado quando a ordenação dos documentos é feita por assunto, esse método tem algumas subdivisões. Na organização por assunto, eles podem ser ordenados de forma alfabética ou numérica. E a ordenação alfabética dos assuntos pode ser feita por outros dois métodos:
Os documentos devem ser guardados dentro de pastas ou caixas. O arquivamento por nomes segue 13 regras, chamadas alfabetação. Seguindo essas regras, como os nomes Rogério Castelo Azul, Camilo São Bernardo, Ronaldo de Alencar, Juan Lopez Diaz, Ornar Saad serão arquivados?
Um setor de arquivo precisa organizar os documentos das
seguintes pessoas: 1) Luiz Fernando Duarte Monte Claro;
2) João Marcus Villa-Lobos; 3) Carlos Eduardo Santo Amaro;
4) Lucia Maria de Almeida; 5) Arlindo Moreira Filho.
Considerando-se que são respeitadas, rigorosamente, as
regras de alfabetação, como ficam organizados tais documentos?
O arquivamento de documentos tem vários métodos. Aquele método que é utilizado quando a ordenação dos documentos é feita por assunto denomina-se:
O arquivamento de um documento na fase corrente envolve várias rotinas. Ao se solicitar ao Auxiliar de Atendimento que proceda à leitura do último despacho, verificando se, de fato, o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma rotina de trâmite preestabelecida – pois nem sempre os documentos são encaminhados ao arquivo com a finalidade de serem arquivados, mas de serem anexados ou apensados a outros ou, simplesmente, de fornecerem uma informação –, ele está pondo em prática qual destas rotinas?
Sobre o Código de Identificação que permite a ordenação ou localização das unidades de arquivamento, assinale a alternativa CORRETA:
O item ordenação, na análise tipológica, deve conter
Arranjo é o processo que, na
organização de arquivos permanentes, consiste
______________ de documentos. De acordo
com a terminologia sobre arquivos, arranjo é o
termo equivalente a _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e
respectivamente, as lacunas do trecho acima.
No arquivo corrente de uma repartição pública, a correspondência
recebida é ordenada pelo nome do remetente,
de acordo com as regras de alfabetação. Observe a relação de remetentes abaixo.
1- Universidade Federal de Roraima
2- Universidade Estadual de Roraima
3- Aeroporto Internacional de Boa Vista
4- Prefeitura Municipal de Caracaraí
5- Presidência da República
6- Ministério de Minas e Energia
7- Prefeitura Municipal de Mucajaí
8- Ministério da Ciência e Tecnologia
9- Ministério das Cidades
10- Prefeitura Municipal de Boa Vista
A sequência alfabética de tais correspondentes é
No arquivamento por ordem cronológica, os documentos
são arquivados por ordem de